Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.
Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força, entendida como instrumento para o exercício do poder. ... O poder do Estado precisa ser legítimo, ou seja, ter o consentimento dos súditos, daqueles que obedecem, já que, como vimos, o poder é uma relação e apenas pela força não pode durar.
Antes de impor a ordem, o poder político tem como razão principal, formular essa ordem. ... Dentro do âmbito da ciência, o poder político tem causas sociais e psicológicas, que não necessariamente estão isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Assim, a relação entre poder e força é que através da força um Estado ou indivíduo exerce seu poder. Sem a força é muito difícil obter o poder, mas não é impossível. ... Através da força e poder, o Estado deixa delimitado quais são os direitos e as obrigações de cada integrante daquele Estado.
Poder e força diferenciam-se em um ponto específico, quando observados da perspectiva da sociologia ou da política: enquanto o poder é caracterizado por um reconhecimento, ainda que impositivo, de soberania, a força é notada como superioridade em determinados aspectos.
O objetivo do poder é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade; é realizar enfim o bem público. O poder político não é a única forma de poder e de autoridade existente na sociedade. Há autoridade religiosa, familiar, econômico etc.
No caso do agente público, ele atua contrariamente ao interesse público, desviando-se da finalidade pública. A democracia direta é um sistema que se opõe a este tipo de atitude. O abuso de poder pode se dar em diversos níveis de poder. O abuso de poder se manifesta de duas formas distintas: o excesso de poder e o desvio de finalidade.
O poder pode ser considerado como um meio, que o grupo ou indivíduo tem, de fazer com que as coisas sejam realizadas por outros indivíduos ou grupos. O poder ocorre em todas as relações sociais, e está disseminado em todas as sociedades e grupos sociais.
Normalmente, essas três formas de poder são exercidas pelos mesmos grupos dentro de uma sociedade, sendo que o poder burocrático estatal tende a ser controlado por quem tem o poder econômico e o poder ideológico. Leia mais: Anarquismo – teoria política que visa à supressão do Estado e das instituições de poder
Entre as principais fontes de poder nas organizações podemos citar: a autoridade formal, o controle dos processos de decisão, dos recursos escassos, da informação e do conhecimento, de acesso a diversos setores da organização, da tecnologia e de uma habilidade técnica.
Como saber se a função é homogênea?
Como saber se a qualidade da imagem é boa?
O que é Razonete e balancete de verificação?
O que fazer quando se desloca o cotovelo?
Como fazer um quarto menino e menina?
Quais são os tipos de deficiência auditiva?
É feio cuspir no prato que comeu?
O que precisa para decorar um quarto romântico?
Como faço pra lavar o bebê conforto Burigotto?
Como plantar semente de balsamina dobrada?
Como um navio feito de aço tão pesado flutua?
Como montar um quarto de bebê em um espaço pequeno?
Como cuidar de um pinheiro em vaso?
Como deixar um quintal pequeno bonito?
Tem como instalar Android no Raspberry Pi?
Como fazer a introdução do estágio supervisionado?
Como fazer trabalho complementar?