o indivíduo começa a se deixar levar pelo q passa na midia,em novelas por exemplo. Ele começa a aceitar tudo q é imposto sobre ele,e não pensa mais por conta propria,o governo e a midia são os principais agentes na alienação moral. A discriminação e preconceito são tipos de alienação moral.
A alienação moral procura fazer com que a ação do passado seja repetida no presente; o que é bom é a cópia do que foi bom, ignorando as transformações que a história de cada um e das sociedades atribui a todos.
As brechas para que alienação moral aconteça são: - quando há o individualismo e recusa do outro. - quando há condutas massificadas. Numa situação de alienação moral, a autonomia não é alcançada, pois a sociedade nega direitos e discrimina.
Conduta massificada é a eliminação das desigualdades entre os seres humanos, através da sua transformação numa massa genérica e cinzenta, de uniformidade anônima, por exemplo: todo mundo quer passar suas férias na Itália, todos se vestem como todo mundo, inclusive todos pensam, sentem, fazem o mesmo no trabalho e no ...
Alienação moral: ocorre quando uma pessoa perde a sua autonomia ou perde seus próprios valores. Alienação na psiquiatria: frequentemente, a loucura é associada à alienação, ou seja, a condição de um indivíduo estar dissociado da realidade. Alienação de um bem: nesse caso, a alienação tem o sentido de separação.
Numa situação de alienação moral, a autonomia não é alcançada, pois a sociedade nega direitos e discrimina. O outro não é reconhecido como sujeito e lhe é negada a liberdade de expressão, o acesso à educação, à saúde, ao trabalho e há ausência de políticas públicas.
A suposta possibilidade de escolha traz consigo uma aparência de liberdade e aumenta o grau de alienação do indivíduo. Assim, retira-lhe as ferramentas para o questionamento do modelo imposto pela classe dominante. O conceito de alienação é bem amplo e, como foi dito acima, ele contempla diversas áreas do saber.
De tal modo, a alienação torna-se um problema de legitimidade do controle social. A divisão social do trabalho, enfatizada pela sociedade capitalista, contribui para o processo de alienação do indivíduo. Os cidadãos que participam do processo de produção de bens e serviços, acabam por não usufruir deles. Nas palavras do filósofo:
A despeito das influências anteriores, Hegel, Ludwig Feuerbach e Karl Marx, foram os três primeiros a apresentar uma elaboração explicita do conceito de alienação e cuja interpretação é base para as discussões sobre o conceito, seja em filosofia, sociologia ou psicologia. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich.
Como trabalhar a leitura no 4o ano?
O que é preciso para ser fitoterapeuta?
O que é conta capital no Sicredi?
O que é o PagSeguro Como funciona?
Como funciona consórcio em caso de morte sem seguro?
Como testar o termostato de cafeteira?
Como funciona consultoria online personal trainer?
O que o arquiteto pode assinar?
Como funciona o cancelamento de internet?
Como melhorar o condicionamento físico rapidamente?
Para que serve uma conta conjunta?
Como fica o pagamento das férias durante a pandemia?
Quais sugestões você daria para melhorar o atendimento ao cliente na empresa em que trabalha?
Como funciona o regime de comunhão parcial de bens?
Como melhorar o desempenho da placa de vídeo Intel HD Graphics?