O periodonto compreende todos os tecidos que suportam o dente, ou seja, a gengiva, ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular. ... O periodonto desenvolve-se no embrião a partir da ectoderme (epitélio) e da mesoderme (tecido conjuntivo da gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar).
As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: - Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. - Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. - Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.
Constituído por tecido conjuntivo: fibras colágenas, fibras elásticas (escassas), além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos, terminações nervosas que circundam a raiz dentária unindo-a ao osso alveolar. Tem origem no folículo ou saco dentário.
Vista panorâmica. As fibras de Sharpey são as principais fibras do ligamento, essas são formadas por feixes de colágenos que se inserem do cemento ao osso alveolar.
O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).
Qual a função do ligamento periodontal (LPD)? O ligamento não dá suporte ao tecido gengival externo e só é encontrado entre a raiz do dente e o osso adjacente. Esse tecido complexo permite que o dente funcione sob a carga da mastigação e absorva o excesso de pressão resultante do bruxismo.
O periodonto tipo I, considerado o ideal, por apresentar espessura do tecido queratinizado e do processo alveolar normal ou “ideal”, e o periodonto tipo IV, com espessura do tecido queratinizado e do processo alveolar reduzida, são os que apresentam maior frequência entre os pacientes (1).
1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos. 4- Grupo apical: em torno do ápice da raiz.
O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.
Tradicionalmente, esta forma de periodontite é caracterizada por progredir lentamente11, muitas fontes confirmam esta progressão lenta21,23. Porém, existem dados indicando que alguns pacientes podem experimentar períodos curtos de progressão33,16.
Classificações como as de 1989 da Academia Americana de Periodontologia (AAP)35e do Workshop Europeu de Periodontologia6de 1993, têm sido aceitas e usadas em todo o mundo. A necessidade de uma revisão na classificação para doenças periodontais foi enfatizada durante o Workshop Mundial de Periodontia de 19963.
Substituição de Periodontite do adulto por periodontite crônica No início, o termo "Periodontite do Adulto" criou um dilema no diagnóstico para clínicos. Dados epidemiológicos e experiência clínica sugerem que a forma de periodontite comumente encontrada entre os adultos pode também ser vista em adolescentes24.
Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais. A estrutura e função dos tecidos componentes do periodonto são mutuamente dependentes, seus processos de renovação e adaptação biológicos dinâmicos mantêm uma relação harmoniosa sob condições normais.
Como funciona o sistema fotovoltaico residencial?
Qual é o destino dos produtos da beta oxidação?
Como os americanos fazem para entrar na faculdade?
O que é termo de entrega amigável?
O que é a coordenada Shingeki no Kyojin?
Quantos dias demora Sedex normal?
O que é consumação em uma balada?
Quantas vagas tem para Epcar 2021?
Como funciona o cargo de senador?
O que é uma obra a preço de custo?
Como se defender de ataques Clash of Clans?
Como fazer para entrar no Colégio Militar de Salvador?
Quais os sintomas que antecedem um AVC?
Qual é a transportadora da Renner?
Como se inscrever Jovem Aprendiz na caixa?