Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor:Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc.Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).
A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).
...
DorReceptores mecânicos de alto-limiar: detectam pressão;Receptores mecanotermais de baixo-limiar: detectam pressão e calor;Receptores polimodais: detectam pressão, calor e fatores químicos.
Ao atingir o tálamo, a informação é processada no núcleo ventral posterior e enviado para o córtex cerebral no cérebro. Como se trata de um caminho ascendente para o cérebro que inicia a realização da consciência da dor, há também um caminho descendente que modula a ação sensorial da dor.
Este sistema é composto por elementos neuronais da medula espinal, tronco encefálico, tálamo, estruturas subcorticais, córtex cerebral e SNP. O sistema supressor da dor é composto de neurotransmissores, encefalinas (morfinas endógenas), serotoninas (opiáceos endógenos) e serotoninérgico.
A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.
15 curiosidades que você vai gostar
A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.
No córtex cingulado é processada a qualidade emocional ou afetiva da dor (sistema límbico), enviando impulsos de volta para o córtex somatosensor. É aí que se originam qualidades mais precisas, como tipo de dor, localização e ansiedade emocional. A dor tem um efeito de estimulação da maioria dos circuitos neuronais.
A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
A via paleoespinotalâmica é responsável por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crônico (dor em queimação).
Modulação. A modulação da dor possui um valor biológico adaptativo. É através dela que uma dor pode ser suprimida em situações de lesão ou de ameaça, em uma reação de luta ou fuga.
Vias sensoriais - o caminho da sensibilidade até o Sistema Nervoso Central: Ao chegar na medula espinhal, o estímulo sensitivo pode seguir dois caminhos principais: pela região posterior da medula, ou pela região lateral. A via posterior transmite os sinais sensitivos inicialmente até o Bulbo, no tronco encefálico.
Receptores: estruturas ou órgãos especiais que percebem o estímulo exterior, compreendendo: os olhos, os ouvidos, os corpúsculos sensoriais da pele e da língua, bem como as terminações nervosas da mucosa nasal.
As fibras Ad, em função da presença da bainha de mielina, transmitem o estímulo doloroso de forma rápida, enquanto as fibras C são responsáveis pela transmissão lenta da dor.
Portanto, parece que existem pelo menos dois componentes da dor: a dor "sensorial", que é uma resposta a um dado estímulo e que é aliviada pela remoção desse estímulo, e a dor "psicológica", que pode ser modificada por eventos contextuais externos como uma guerra ou um esporte intenso.
Quatro classes de nociceptores foram descritos: mecânicos, térmicos, polimodais e silenciosos.
A dopamina é um membro de uma classe de moléculas chamadas as catecolamina, que servem como neurotransmissor e hormonas. No cérebro, a dopamina serve como um neurotransmissor e é liberada das pilhas de nervo para enviar sinais a outros nervos.
O cérebro tem um papel central na sensação de dor – é ele que, tecnicamente, a sente. O mecanismo de produção de dor no corpo funciona através dos nociceptores, terminações nervosas receptoras de dor que ficam na pele, nas articulações e em alguns órgãos internos.
Dor Referida é quando a dor que você sente em uma parte do corpo é, na verdade, causada por uma lesão em outra parte do corpo. A dor referida pode ser um sintoma de condições graves acontecendo em seu corpo. Por esse motivo, é importante entender como e porque isso acontece.
Na via central os agonistas opióides, endógenos ou não, atuam sobre a substância cinzenta periaquedutal, bulbo rostroventromedial e corno dorsal da medula espinhal, ativando a via de controle descendente da dor, em parte, por ativar os canais de potássio e inibir canais de cálcio dependentes de voltagem (MILLAN, 1999).
Mecanismos de modulação da dor Apesar das evidências sobre a existência de meca- nismos supressores, desde o início deste século, foi com a apresentação da teoria de comporta por MELZACK & WALL, em 1965, segundo a qual a supressão da dor decorreria da inibição pré-sináptica na medula espinal, resultante da colisão ...
Tipos de DorDor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ... Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ... Dor disruptiva.
As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".
As 10 doenças que provocam as piores dores que um ser humano são:Cólica renal.Fibromialgia.Neuralgia pós-herpética.Dor do membro fantasma.Neuralgia do trigêmeo.Enxaqueca.Gota.Dor do primeiro parto.
A dor pode ser classificada segundo a duração temporal e segundo a sua fisiopatologia, assim sendo existe dor aguda ou crónica, dor nociceptiva, neuropática ou psicogénica. Contudo independentemente do tipo de dor vivenciada, esta assume-se como uma experiência subjetiva, complexa, multidimensional e desagradável.
Já as fibras mais lentas, fibras A delta e C conduzem estímulos dolorosos. Além disso, existem dois tipos de estímulos dolorosos. Um em alfinetada, rápido, conduzido pelas fibras A delta e outro em queimação, transmitido pelas fibras C, mais lentas.
Quais são os tipos de conjuntivite?
Quanto tempo demora para o papel higienico se decompor?
Quais são os tipos de adubos orgânicos?
Quais são as ações humanas que prejudicam o meio ambiente?
Quando se consuma o crime de desobediência?
Qual é o único estado da Região Sudeste que não possui litoral?
É um exemplo de placas tectônicas divergente?
O que é a alimentação saudável?
Qual é a maior espécie de tatu do mundo?
Qual cidade da Bahia foi inundada?
Qual é a melhor maneira de ler em voz alta ou em silêncio?
Como saber se uma AR foi entregue?
O que passar primeiro água micelar ou sabonete?