As etapas do procedimento licitatório – lei 8.666/1993
Quando os administradores de órgãos governamentais precisam comprar, locar ou contratar produtos, obras ou serviços, é necessária a realização de um processo chamado de Licitação.
Fase interna da licitação
Em um contexto geral, a licitação é um procedimento formal de competição entre empresas que desejam oferecer seus serviços a organizações públicas. Trata-se de um processo realizado de forma pública e transparente e que precisa obedecer a alguns princípios básicos.
Apesar da grande variedade de modalidades, tipos e princípios, o processo licitatório é relativamente simples, pois tem como objetivo abrir a concorrência moral e legal para a contratação de uma empresa pelo poder público. É um dos instrumentos legais que garante a igualdade e a transparência nas relações comerciais da Administração Pública.
Após a publicação do edital inicia-se a fase externa da licitação e sua primeira etapa é conhecida como habilitação. A habilitação consiste em uma verificação dos requisitos daqueles interessados e dos documentos exigidos.
A escolha da modalidade da licitação se dá através de análise da legislação e o respeito ao princípio da legalidade tributária. Após a escolha pela administração pública da modalidade mencionada, é hora de analisar o instrumento convocatório para aquele tipo de licitação.
Porque minhas visualizações do Stories diminuíram?
Como tirar água de um poço artesiano sem energia elétrica?
O que fazer quando entra água no nariz?
Como tirar água do ouvido com água morna?
O que é bom para tirar acaro do colchão?
Faz mal colocar álcool no ouvido?
Como é o processo de emissão do visto americano 2021?
Como escrever em cima da linha no Google Docs?
Tem como tirar xerox de um livro?
Como tirar pulga de cachorro com vinagre?
Como inserir caixa de texto no Google Docs Word?
Como ver o extrato de pagamento do FIES?
Como iniciar uma criação de galinhas poedeiras?
Como pintar uma porta de madeira crua de branco?