6 fases do desenvolvimento motor infantil
Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.
Assim, os marcos de desenvolvimento motores nada mais são do que as habilidades que os bebês e crianças conseguem fazer em uma determinada idade. Pequenas ações têm grande impacto no neurodesenvolvimento e, por isso, é tão importante observar de perto a evolução de cada fase¹.
A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
Desenvolvimento motor é o que nos dá a capacidade de realizar tarefas básicas do dia a dia, como andar, comer com as próprias mãos, escrever e dirigir. E, sem a evolução dessas habilidades, uma série de outras limitações intelectuais, emocionais e sociais podem ser acarretadas.
O desenvolvimento neuropsicomotor se dá no sentido craniocaudal, portanto, em primeiro lugar a criança firma a cabeça, a seguir o tronco e após os membros inferiores.
O Componente Motor Axial é avaliado por meio de quatro subtestes: reflexos, habilidades motoras estacionarias, habilidades de locomoção e manipulação de objetos. O Componente Motor Apendicular é avaliado por meio de dois subtestes: habilidades de preensão e integração visuomotora.
O movimento reflexivo é a fase inicial do desenvolvimento motor. O recém-nascido apresenta reflexos que provem uma fundamentação para movimentos voluntários que são adquiridos nas fases subsequentes.
Embora o aprendizado, controle e desenvolvimento motor sejam processos relacionados entre si, estes atuam em diferentes escalas de tempo: o controle motor acontece em pequenos intervalos de tempo, geralmente frações de segundos, enquanto o aprendizado motor leva horas, dias e/ou semanas.
Levantar a cabeça, engatinhar e segurar objetos são exemplos de movimentos rudimentares. A fase seguinte, Padrões Motores Fundamentais é caracterizada pelo surgimento de movimentos genéricos que serão a base para os movimentos especializados (esportivos).
Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).
Qual o tratamento para linfadenite caseosa?
Porque mi gato come lagartixa?
Quem tem insuficiência venosa crônica pode se aposentar?
Como se pega a bactéria Staphylococcus?
Qual o remédio para fechar o tímpano perfurado?
O que fazer quando está com dengue hemorrágica?
Quanto tempo dura a madeira de eucalipto tratado?
Qual o melhor remédio para larva migrans?
Como converter MP4 para texto?
Quem é o ator Jamie de Outlander?
Como é chamado o ciclo que acontece na natureza?
Qual a ciência que estuda a origem das palavras?
Qual é a formação do dentista?
O que é corola cálice estigma e filete?
Onde fica o corretor de texto do WhatsApp?
O que é o curso de informática?