O septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades.
As narinas são separadas pelo septo nasal, e são limitadas lateralmente pelas aletas nasais (asas da narina), que são os processos laterais do septo. O nariz externo é constituído em componentes ósseos e cartilaginosos. A parte óssea dá a forma da raiz nasal, formada pelos ossos nasal, maxilar e frontal.
A parede medial da cavidade nasal compreende:
A concha nasal superior é uma prateleira óssea localizada acima da concha nasal média e abaixo do recesso esfenoetmoidal. Semelhante à concha nasal média, a concha superior é parte do osso etmóide.
Porção respiratória: é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos, que são as partes responsáveis pela ocorrência das trocas gasosas. É nessa porção que o oxigênio inspirado passará para o sangue e o gás carbônico presente no sangue passará para o sistema respiratório.
A estrutura que sustenta a parte superior e externa do nariz é formada por ossos e a parte inferior é formada por cartilagem. Dentro do nariz, localiza-se a cavidade nasal, que se encontra dividida em duas passagens pelo septo nasal.
É dividida em duas partes chamadas de cavidades nasais, com uma conformação mais estreita na parte de cima e mais extensa na parte de baixo, separada pelo palato. É formada pelo corpo do esfenóide, lâmina crivosa do osso etmóide, osso frontas, osso nasal e cartilagens nasais no limite superior.
A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe.
A parede medial (quadrilátera) é formada pelos ossos etmoide, lacrimal, processo frontal maxilar e pela face lateral do corpo do esfenoide. É a mais delgada das paredes. A lâmina papirácea do etmoide, que forma a parede medial, é fina como papel e é perfurada por numerosos forames para nervos e vasos.
Fatos importantes sobre a anatomia da cavidade nasal Nariz externo A parte externa do nariz possui uma raiz ... Cavidade nasal Ossos: nasal, maxilar, palatino, lacrima ... Fornecimento sanguíneo Artéria carótida externa e seus ramos: a ... Inervação Nervo olfatório: olfato Nervo trigêmeo: ...
Existem 12 ossos cranianos no total que contribuem para a estrutura da cavidade nasal, que incluem os ossos pareados nasais, maxila, palatino e lacrimal, bem como os ossos não pareados etmoide, esfenoide, frontal e vômer. Osso etmóide Explore unidade de estudo.
Os problemas relacionados à obstrução nasal estão entre as maiores queixas nas clínicas médicas, impactando de forma crônica a saúde de muitas pessoas. Só no Brasil, mais de 38 milhões de pessoas sofrem com estas obstruções.
No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. [1] Funções. As fossas nasais têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento. São revestidas ...
Como limpar dados de um site específico Chrome?
Como limpar silicone fone de ouvido?
Como tirar sujeira de panela de alumínio?
O que usar para limpar slides?
Como preencher a certidão de nascimento no passaporte?
Como apagar histórico de proteção?
Onde colocar o porta maternidade?
Como prender o cabelo cacheado sem danificar?
Como fixar o chuveirinho na parede?
Quais as medidas de uma barra de chocolate?
Como pregar a palavra pela primeira vez?
Como preencher uma nota fiscal de prestação de serviço?
Como colocar móvel pesado na parede?
O que a desnutrição pode causar no organismo do ser humano?
Como prender o Saci em uma garrafa?