Estrutura primária A raiz principal forma-se a partir da radícula, e a partir dela formam-se raízes secundárias. Nas monocotiledóneas a raiz principal é efémera, aparecendo raízes que se formam na dependência do caule, as raízes adventícias. O plano de organização das raízes primárias é comum a todas as plantas.
O cilindro central é delimitado pela endoderme, uma camada de células bem ajustadas e dotadas de reforços especiais nas paredes, as estrias de Caspary. Essas estrias são como cintas de celulose que unem firmemente as células vizinhas, vedando completamente os espaços entre elas.
b. É considerada de origem endógena a partir de divisões anticlinais e periclinais do periciclo, as raízes laterais. ... A origem primária da raiz se dá a partir do meristema apical, já o desenvolvimento secundário se dá pela atividade meristemática do câmbio e felogênio.
Na raiz, ao contrário dos demais órgãos do vegetal, os tecidos vasculares não formam feixes vasculares. ... A maturação do xilema na raiz é centrípeta, porque acontece da periferia para o centro. No floema, o processo é o mesmo.
Os tecidos que compõem a estrutura primária da raiz são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.
O crescimento em espessura da raiz pode ser chamado de crescimento secundário, para distingui-lo do crescimento em extensão. Em linhas gerais, durante o crescimento secundário desenvolvem-se cilindros de células meristemáticas que permitem o surgimento de novos tecidos radiculares.
Essas estruturas são chamadas de estrias de Caspary. A presença das estrias de Caspary força a passagem da água e dos solutos oriundos da camada externa do córtex a atravessar as células da endoderme. Desta forma, a endoderme atua na seleção das substâncias que irão atingir o cilindro vascular.
Endoderme da raiz: apenas uma camada de células bem unidas e ligadas umas as outras por plasmodesmos. ... Tem como função proteger a medula, que contém os tecidos condutores, de substâncias nocivas que tenham sido absorvidas ou tenham penetrado no córtex da raiz.
O desenvolvimento de algumas raízes de reserva, tais como as da cenoura (Daucus carota), é bastante similar ao das raízes comuns (que não armazenam), exceto por uma predominância de células parenquimáticas no xilema e floema secundários destas raízes de reserva.
A maioria das raízes laterais origina-se do periciclo e crescem pela casca. Devido à sua origem em profundidade na raiz principal, as raízes laterais são endógenas (originam-se dentro do órgão), atravessando várias camadas para emergir. ...
A partir de agora, a título de adquirir maiores informações e conhecimentos, vamos descrever as principais características das raízes monocotiledôneas e dicotiledôneas.
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
Tanto o xilema primário quanto o secundário apresentam os mesmos tipos celulares, entretanto, no primeiro os tipos celulares organizam-se no sistema axial (vertical), enquanto no segundo os tipos celulares organizam-se nos sistemas axial e radial (horizontal).
Pode-se dizer que o fenótipo de um indivíduo?
Como descrever exame psíquico?
Para que serve o construtor de uma classe?
O que causa a síndrome de Stevens-johnson?
Como descobrir o face de uma pessoa pelo Instagram?
O que fazer quando a contenção fixa solta?
Quais os elementos da interpretação de um contrato?
Como saber seu E-mail institucional?
Quando se formaram as bacias sedimentares?
Como plantar a semente do olho de cabra?
Quantos reais há em um baralho de 52 cartas?