As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.
Flores. As flores são consideradas o sistema reprodutor das angiospermas. ... Por serem as estruturas reprodutivas das angiospermas, é nas flores que são produzidas as sementes e, posteriormente, os frutos.
O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve e agora dizemos que virou fruto. Em seu interior os óvulos viram sementes. ... Quando a planta tem inflorescências para a reprodução, os frutos formados também ficarão reunidos e constituirão as infrutescências.
Sépalas e pétalas, juntas, formam o perianto. Temos ainda as partes reprodutivas: estames e carpelos. Os estames são a porção da planta onde são produzidos o pólen. O estame é formado pelo filete e pela antera, sendo, esse último, o local onde o pólen é produzido.
Com o desenvolvimento das flores, houve o aparecimento de uma estrutura denominada ovário, que, após a fecundação, transforma-se em fruto. Assim, as angiospermas passaram a ter uma excelente proteção às sementes.
Introdução. O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal.
Reprodução. As angiospermas são heterosporadas e o tamanho dos gametófitos é muito reduzido. Não há formação de anterídios e arquegônios. O pólen é levado até o estigma da flor. Ali ele germina e produz o tubo polínico até o gametófito feminino.
Com uma grande diversidade de cores, formas e perfumes, as flores representam os órgãos de reprodução das angiospermas. As angiospermas são plantas traqueófitas, isto é, possuem vasos condutores de seiva, tal como ocorre com pteridófitas e gimnospermas.
Os maiores grupos de angiospermas são as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas. Esses dois grupos possuem algumas características que auxiliam na sua diferenciação. São elas:
(Unicamp-2008) A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais. Nesse processo se observa relação entre as características florais e os respectivos agentes polinizadores.
Quem supera mais rápido o fim de um relacionamento?
O que é o ser humano para Maquiavel?
Quando o ser humano se tornou ser humano?
Por que o ser humano tem a necessidade de modificar o meio ambiente?
Qual a quantidade de carboidrato por dia para ganhar massa?
Como era a vida na Pré-história E a escrita?
Como o processo de coaching pode contribuir com a gestão de inovação nas organizações?
Como a administração pública pode contribuir para aumentar a eficiência da iniciativa privada?
Como o homem transforma o ambiente em que vive?
O que avaliar na primeira consulta de puericultura?
Qual o papel do Assistente Social no campo das políticas sociais?
Porque a filha do seu sirigueijo é uma baleia?
Quais são as principais causas da variabilidade genética?
Como o ritmo é percebido no seu corpo?
Quando o filhote escolhe o dono?