Rais: a entrega dessa declaração é anual, sempre entre os meses de março e abril, e com data de vencimento estipulada pela Receita Federal; Dirf: anualmente, no último dia do mês de fevereiro, com informações do ano anterior; DCTFWeb: até o dia 15 do mês subsequente à ocorrência dos fatos.
DECLARAÇÕES DE INFORMAÇÕES FISCAIS. O fisco exige, além do pagamento dos tributos devidos, diversas declarações fiscais periódicas do contribuinte, como Declaração do Imposto de Renda, DIRF, DITR, GFIP, DCTF, DIMOB, DOI, entre muitas outras.
Caged: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; ECF: Escrituração Contábil Fiscal; Dirf: Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte; Rais: Relação Anual de Informações Sociais.
Obrigação acessória: As obrigações acessórias são instrumentos auxiliares, exigidos pelas autoridades, para coletar das diferentes empresas, dados referentes à suas operações, e que foram utilizados para apurar os impostos, tributos, encargos e contribuições, que constituem a obrigação principal.
Algumas obrigações acessórias são comuns à todos os regimes tributários. São elas: EFD ICMS/IPI (todos os regimes tributários) SEFIP/GFIP (todos os regimes tributários)
24 curiosidades que você vai gostar
A obrigação é acessória quando, por força de lei, a prestação a ser cumprida é a de fazer ou não fazer alguma coisa, ou permitir que ela seja feita pelo Fisco, tudo no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos (artigo 113, § 2, do CTN).
2019) Aponte quais são as obrigações acessórias que os órgãos estatais e federais impõem pagamento por parte dos contribuintes: I – ICMS, PIS/PASEP E COFINS.
Quem é MEI também é optante pelo Simples Nacional. No entanto, há algumas diferenças em relação à obrigatoriedade das declarações. As declarações obrigatórias para quem é MEI são: DASN-SIMEI e o Imposto de Renda de Pessoa Física. O DASN-SIMEI é gratuito, pago até o dia 31 de maio de cada ano.
Existem inúmeros tipos de declaração, tais como:Declaração de Imposto de renda;Declaração de Matrícula;Declaração de Licitação;Declaração Trabalho Autônomo;Declaração Quitação de Débito;Declaração de Testemunha;Declaração de Posse de Imóvel.
A primeira obrigação que trataremos deve ser feita pelos microempreendedores individuais (MEI) e se trata da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Através dela, o empreendedor informa à Receita Federal as receitas e operações feitas no ano-calendário anterior.
Tipos de declaraçãoDeclaração de imposto de renda: documento responsável por declarar os impostos para a Receita Federal.Declaração de residência: documento responsável por comprovar moradia em determinado endereço residencial.Declaração de matrícula: documento responsável por comprovar efetivação de matrícula.
A Defis, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, é utilizada para informar à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais das empresas optantes pelo Simples Nacional. Ela também comunica e comprova ao Governo Federal quais tributos foram recolhidos.
A este sistema de tributação dá-se o nome de lucro presumido e os principais impostos federais são o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a contribuição social sobre lucro líquido CSLL). Ambos incidem sobre o lucro. Contudo, ao escolher o Lucro Presumido também é preciso comprovar a legalidade da empresa.
Dito isso, vamos às principais obrigações do Lucro Real, que são: DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais); ECD (Escrituração Contábil Digital); ECF (Escrituração Contábil Fiscal).
Eu, _________________________________________________________, portador (a) do RG n. º________________ e do CPF n.º _____________________, declaro , para os devidos fins e sob as penas da lei, que exerço atividades “do lar”, sem remuneração. DECLARO ainda não possuir nenhum tipo de renda, formal ou informal.
Preencha primeiro os dados pessoais, como endereço e CPF. Clicando em Identificação do Contribuinte , você também deve informar o número do recibo da declaração entregue no no passado, o número do título eleitoral e a sua ocupação.
Características da declaração
Normalmente é redigido em papel timbrado, contendo no título o termo “Declaração” em maior destaque. O texto redigido deve apresentar elementos que efetivam a intenção da mensagem. Espaço reservado para o local, data, assinatura do declarante e, em alguns casos, do receptor.
1 – Declaração Única. ... 2 – Emissão de Nota Fiscal e Arquivamento. ... 3 – Livros fiscais e contábeis. ... 4 – Apuração mensal. ... 5 – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social – GFIP. ... 6 – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF. ... 7 – Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.
DCTF – Declaração de Débitos Tributários Federais: As empresas devem apresentar a DCTF até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores. EFD Contribuições: O prazo para o envio da EFD Contribuições é até o 10º dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.
Como calcular o imposto do Simples Nacional?1º passo: calcular a receita bruta da sua empresa dos últimos 12 meses;2º passo: identificar a alíquota e a parcela a ser deduzida;3º passo: fazer o cálculo da alíquota efetiva;4º passo: chegar ao valor do Simples Nacional a ser pago naquele mês.
Pergunta 6 0,25 em 0,25 pontos Qual a obrigação acessória essencial à verificação das informações pelo fisco estadual? Resposta Selecionada: e. GIA.
A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e ...
Além de não receber a restituição, contribuintes que caem na malha fina podem precisar pagar multas. Elas são calculadas com base no imposto devido. Por causa disso e de outras razões, é necessário solucionar o problema o mais rápido possível.
Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.
Quem deixa de fazer a declaração, ou entrega depois do prazo, fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. O valor pode parecer baixo – mas essa multa pode chegar a 20% de todo o imposto devido. Para quem é assalariado, entregar a declaração pode ser vantajoso – mesmo se o contribuinte não estiver obrigado.
Quais foram as mais importantes conquistas dos participantes da Revolução Farroupilha?
Qual melhor posição para falta de ar?
Quais são os elementos fundamentais da Química?
Como colocar óleo essencial no nebulizador?
O que é direito fundamental difuso?
Qual a importância da educação profissional?
O que significa a carta de Ás?
O que eu posso beber na dieta low carb?
Qual é o tecido usado para fazer bandeiras?
Como classificar evento adverso?
Como pedir a isenção do IPVA 2022?
Qual valor pode ser bloqueado judicialmente?