Brasil império, de 1822 a 1889 O início do desenvolvimento cultural da Educação Física no Brasil, apesar de não ter ocorrido de forma contundente, ocorreu no período do Brasil império. Pois foi nessa época que surgiram os primeiros tratados sobre a Educação Física.
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
A primeira escola brasileira destinada à preparação de profissionais de educação física foi criada em 1910 pela Polícia Militar, que na época era chamada de Força Pública do Estado de São Paulo.
A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.
38 curiosidades que você vai gostar
A Educação Física do Brasil pode ser dividida historicamente em cinco períodos: 1) Brasil colônia, compreendido pelo período de 1500 a 1822; 2) Brasil império, compreendido pelo período entre 1822 a 1889; 3) Brasil república, compreendendo os anos de 1890 até 1946; 4) Brasil contemporâneo, compreendendo os anos de 1946 ...
Fase Higienista (de 1889 até 1930); • Fase Militarista (de 1930 até 1945); • Fase Pedagogicista (de 1945 até 1964); • Fase Competitivista (de 1964 até 1985/1988); • Fase Popular (de 1985/1988 a 1996); • Fase Contemporânea (de 1996 até os dias atuais).
A educação física escolar, que só se tornou disciplina comum aos currículos escolares em meados dos anos 60, surgiu em meio à necessidade de aumentar a capacidade de produção dos indivíduos. Esta necessidade surgiu nos anos 30 devido ao processo de industrialização e urbanização e ao estabelecimento do estado novo.
A formação dos primeiros profissionais em Educação Física no Brasil deu-se nas escolas da Marinha e do Exército, daí seu caráter militar. Nessas instituições, o método alemão era oficialmente utilizado para a aprendizagem das atividades esportivas.
A Educação Física surgiu concomitantemente com o surgimento do homem sobre a Terra. Quando o homem sentiu a necessidade de lutar, conquistar, fugir e caçar para sobreviver começou também a procura pela melhoria de sua condição para executar estas tarefas.
A educação física no Brasil teve origem graças a uma grande miscigenação cultural, desde os índios que aqui já habitavam até os imigrantes que acrescentaram inúmeras fontes para que a atividade física fosse aprimorada de acordo com as necessidades de seu tempo.
No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.
A Educação Física competitivista começa a ser disseminada, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, fortemente evidenciada durante a ditadura militar com respaldo legal da LDB 5692/71 e os pressupostos da profissionalização, e pode ser entendida como um conjunto de atividades que visam desenvolver o gosto pelo ...
Educação Básica:Educação Infantil: duração de 4 anos, com alunos de 0 a 3 anos;Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos;Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos;Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos;
A regulamentação da Profissão de Educação Física, com a promulgação da Lei 9696/1998, estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social.
A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Chegada as décadas de 60 e 70 com a tomada do governo pelos militares a educação física se prende aos esportes e a mecanização de movimentos motores, sendo isto parte do processo de controle dos militares do período.
Porém, é importante conhecer a história da Educação Física para sabermos que ela vai muito além disso. Tendo em mente que a Educação Física influencia não só no bem-estar físico, mas também no mental e espiritual, é possível identificar benefícios que vão além de um corpo sarado.
A perspectiva esportivista, também denominada de tradicional, tecnicista, competi- vista, e até mecanicista, se constituiu em uma visão predominante da Educação Física nas décadas de 1970, 1980 e 1990, e não podemos negar que ela é ainda bastante presente nos dias atuais.
Após a II Guerra Mundial (1939-1945), a ginástica perdeu espaço para o esporte que passou a ser hegemônico no Brasil. O contexto político, social, econômico e histórico do país nas décadas posteriores a guerra conduziram a uma tendência chamada de Educação Física Pedagogicista (GHIRALDELLI JUNIOR, 1994).
EDUCAÇÃO FÍSICA PEDAGOGICISTA
A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed. Física não somente como prática capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas ser uma prática eminentemente educativa.
Faz-se necessário ressaltar aqui que Rui Barbosa era um vigoroso defensor da implantação da Educação Física, propondo a higienização e não a eugenização da raça. Em seus discursos proferia sempre a importância da Educação Educação Física tanto para o desenvolvimento físico, como mental, intelectual e social.
Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da gymnástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina. Os primeiros núcleos dessa disciplina foram estruturados no país entre os anos de 1559 e 1759.
Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.
Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
Como é calculado a resistência equivalente na associação de resistores em série e em paralelo?
O que é Profissão administrador?
Como mudar o modo de mexer no celular?
Como surgiu o Boi Caprichoso é o Boi Garantido?
Quando se iniciou a filosofia antiga?
Como tirar o amargo da chicória crua?
Qual contexto histórico o sociologo T. H. Marshall fez sobre cidadania e direitos?
Como desligar assistente Google?
Como era o planeta antes da existência de vida?
Como tirar mau cheiro de sofá de couro?
Como surgiu o capitalismo no mundo Brainly?
O que é bom para tirar o ressecado do cabelo?
Porque surgiu a reforma trabalhista?
Como tirar nota de venda de gado?
Como fazer para tirar o ar do cano do chuveiro?