Não há um consenso em relação a quais cores os gatos enxergam, mas a maioria dos cientistas acredita que eles só possuem receptores azuis e vermelhos. Isso significa que quando o pet observa algo verde, ele provavelmente vê um objeto acinzentado, puxado para outro tom.
"O gato enxerga no escuro cerca de seis a oito vezes melhor do que os humanos, e isso se deve a presença de diversos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz no escuro", salienta Vininha F. Carvalho.
Gatos aprendem até a sincronizar seus hábitos com os dos humanos. Um estudo da Universidade de Messina, na Itália, mostrou que, com o tempo, os padrões de alimentação, atividade e sono ficam parecidos com os dos donos. Até mesmo a hora de ir ao banheiro se tornou a mesma para os dois. Já os gatos criados livres mantêm os hábitos noturnos.
Estima-se que hoje existam 600 milhões de gatos vivendo com humanos, contra 800 milhões de cachorros – mas a distância do campeão para o vice vem diminuindo. Desde 1985, os felinos são os animais mais numerosos dos EUA, e o Brasil segue o mesmo rumo.
“Há gatos extremamente apegados aos seus donos, que passam o tempo todo ao seu lado, como uma sombra felina”, diz Daniela Ramos, especialista em comportamento animal da USP. “Depois de um período de convivência intensa, a ausência do dono pode trazer sintomas de ansiedade.”