São várias as concepções trazidas sobre o matriciamento em saúde mental: prática exclusiva da Psicologia; estratégia envolta a hierarquias e cobranças; proposta favorável ao compartilhamento entre equipes.
De acordo com Almeida (2018), os psicólogos sociais se interessam em saber como as pessoas influenciam umas as outras no contexto da sociedade, entender as atitudes, como o preconceito se forma, a conformidade e saber se as pessoas se comportam de forma diferente quando estão em grupo ou sozinhas.
Pode-se dizer que, no âmbito SUS, o campo da saúde mental e trabalho encontra nos psicólogos importante base técnica de sustentação. A psicologia tem oferecido contribuição para a compreensão da subjetividade do trabalhador, sobretudo nas vivências de sofrimento no trabalho e nas patologias dele decorrentes.
Em outras palavras, o matriciamento consiste em uma prática voltada à estruturação da rede de saúde por meio do fortalecimento das relações entre os profissionais e, consequentemente, destes com os outros atores sociais, incluindo usuários e gestores.
As contribuições da psicologia situam-se na possibilidade de criar espaços e dispositivos de diálogo aos usuários e equipe fortalecendo o autocuidado e autonomia, atuando como facilitador dos modos de vida e de grupos e pessoas inseridas no mesmo contexto territorial da ESF colaborando na transformação do ...
28 curiosidades que você vai gostar
A psicologia ajuda na compreensão de que a vida humana passa por diferentes estágios de desenvolvimento até atingir a idade adulta. Cada fase implica em padrões de comportamento característicos. A identificação destes períodos ajuda os educadores na elaboração do currículo.
(2014), no que tange a relação entre Psicologia e Enfermagem, a Psicologia desempenha um papel importante na formação da área da saúde, marcada pelo desenvolvimento de uma profissionalização centrada na modernnização, cientifização e teorização das práticas profissionais, com o objetivo sobretudo de formar um novo ...
O apoio matricial, ou matriciamento, é uma estratégia e arranjo de gestão do trabalho que visa ampliar a oferta de ações em saúde a partir da articulação e do compartilhamento de saberes e práticas entre duas ou mais equipes, promovendo a interdisciplinaridade, o trabalho em rede, a ampliação da clínica e da capacidade ...
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.
Assim, a Psicologia Organizacional é importante para zelar pela saúde mental dos colaboradores de uma empresa, reduzindo a ocorrência de burnout e as taxas de rotatividade nos cargos, melhorando a qualidade de vida, auxiliando no processo de recrutamento e seleção, entre outros benefícios.
Além disso, a atuação do psicólogo pode se dar em diferentes contextos, como em equipes de saúde pública, em espaços institucionais, como escolas, hospitais, organizações empresariais, sindicatos, e também na clínica privada (JACQUES, 2007).
A principal função da psicologia do trabalho é estudar quais as formas de melhorar a qualidade de vida dos profissionais no ambiente de trabalho. É exatamente por isso que ela é tão importante para as organizações, afinal, é no trabalho em que passamos a maior parte de nossas vidas.
Assim, desde o seu surgimento ela tem contribuído para o entendimento do individuo e suas relações com a sociedade, buscando instrumentalizar as pessoas para que pudessem compreender o contexto social a que pertencem, os constructos sociais, os comportamentos e dessa forma romper com as amarras da opressão e da ...
(SPINK, 2004) A psicologia social concebe a saúde, mais que um campo cientifico, como um campo de práticas e discursos constituídos por sujeitos históricos, por instituições, ciência e tecnologia, políticas e toda a sorte de relações sociais que constroem o cotidiano de sujeitos e grupos.
Ferreira e Maciel (2015) afirmam que na atuação do psicólogo para a promoção de saúde no trabalho exige uma atuação interdisciplinar, abrangendo o campo físico, o psicológico e o social, assim como uma visão crítica e global dos processos organizacionais, que possibilite Page 11 construir espaços de diálogo atuando ...
Em relação à saúde mental, o matriciamento é realizado pelos três Centros de Atenção Psicossocial - CAPS (CAPS III, CAPS III álcool e drogas e CAPS infanto-juvenil) juntamente às 30 Unidades de Saúde existentes no município.
D O matriciamento deve ser solicitado nos casos em que a equipe de referência sente necessidade de apoio da saúde mental para abordar e conduzir um caso que exige esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família.
Este dispositivo trabalha com três diretrizes: a) levar a lógica do apoio e da cogestão às relações interprofissionais no cuidado compartilhado; b) lidar a partir do referencial da interdisciplinaridade com processos sociais, sanitários e pedagógicos; c) construir equipes multiprofissionais com corresponsabilização no ...
O matriciamento insere-se, nesse contexto, oferecendo um suporte especializado de referência às equipes de Estratégia Saúde da Família no acolhimento e assistência ao atendimento dos casos de saúde mental nos pressupostos da atenção psicossocial preconizados pela Reforma Psiquiátrica Brasileira (FIGUEIREDO; ONOCKO- ...
Desse modo, o matriciamento dá lugar ao nutriciamento (BERTUSSI, 2010), ou seja, nutrir a prática de outros com elementos da especialidade profissional. operar e com os desafios em termos do projeto profissional que vai ser adotado.
O matriciamento favorece a corresponsabilização pelo usuá- rio, por meio da interlocução entre a saúde mental e as equipes de ESF, atuando como uma retaguarda especializada de assistên- cia, evitando, dessa forma, os encaminhamentos desnecessários a outros níveis de atendimento e aumentando a capacidade resolutiva de ...
A finalidade principal da Psicologia da Saúde é compreender como é possível, através de intervenções psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades (Teixeira, 2004).
Uma saúde mental em dia possibilidade que o funcionário consiga aplicar todas as suas habilidades e competências de forma produtiva, além de ter a capacidade emocional necessária para suportar todas as adversidades e situações de estresse que fazem parte do exercício da profissão.
A psicologia, por se tratar de uma ciência que lida justamente com as questões afetivas do ser humano e suas relações sociais, está diretamente ligada a área de enfermagem e também intimamente relacionada a seus profissionais.
Qual é a maior região do Brasil?
Como são chamadas as células precursoras das células ósseas?
Quem é aposentado pode abrir conta poupança?
Qual chuveiro é mais econômico elétrico ou eletrônico?
Qual é a principal função do músculo diafragma?
O que é aprendizagem criativa na educação infantil?
O que importar da China para vender?
Quantos pares de cromossomos homólogos podemos encontrar dentro de uma células 2n humana?
O que significa os tamanhos ML XL XXL?
Quem está com a carteira provisória quantos pontos pode perder?
Qual é melhor passada ou afundo?
Quais os medicamentos da receita B2?