Quais são as consequências da reparação do dano no crime de peculato doloso e culposo )?

Pergunta de Gonçalo Mauro Machado Barbosa em 30-05-2022
(19 votos)

No crime de Peculato Culposo (§ 3º), se a reparação do dano for feita até a sentença irrecorrível, extinguir-se-á a punibilidade; se for posterior a esta, reduzir-se-á pela metade a pena imposta.

Quais as consequências da reparação do dano nos crimes de peculato doloso e culposo?

Especificamente para o peculato culposo, o art. 312, § 3º, do CP, menciona que a reparação do dano até o trânsito em julgado gera a extinção da punibilidade, enquanto a reparação após o trânsito apenas reduz pela metade a pena.


Quais são as consequências da reparação do dano no crime de peculato doloso?

“A reparação do dano antes do recebimento da denúncia não exclui o crime de peculato doloso, diante da ausência de previsão legal. ... O óbice à extinção da punibilidade pela reparação do dano provém do fato de que o peculato não tem natureza econômica, ainda que possa ter efeitos no erário.

O que ocorre com o ressarcimento do dano no crime de peculato culposo e doloso?

312, § 3°, do Código Penal: “No caso do parágrafo anterior [peculato culposo], a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta”. Tal benefício não exclui as sanções de ordem administrativa e política.

Quando ocorre o peculato culposo?

O peculato culposo ocorre quando o servidor comete erros que permitem que outra pessoa roube o bem que estava em sua posse por conta do cargo (exemplo: um policial que cuida de armas e por um descuido deixa elas desprotegidas, permitindo o roubo). Esse tem uma pena mais leve (três meses a um ano).

Reparação do dano no peculato DOLOSO


34 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre peculato?

Peculato-apropriação

Acontece no momento em que o servidor público se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, seja ele público ou particular de que tenha a posse em razão do seu cargo.

Quem comete crime de peculato?

Funcionário público que se apropria ou desvia bens a que tem acesso, em razão de seu cargo, comete crime de peculato. ... O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro.

É cabível a extinção da punibilidade no denominado peculato culposo no caso da reparação do dano ser efetuada em momento anterior à sentença irrecorrível?

Comete o denominado crime de peculato estelionato o agente público que apropria-se de dinheiro que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem. ... É cabível a extinção da punibilidade, no denominado peculato culposo, no caso da reparação do dano ser efetuado em momento anterior à sentença irrecorrível.

O que é crime de peculato doloso?

Extinção da punibilidade no crime de peculato O crime de peculato doloso compreende a conduta do funcionário público de apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular...



Outras questões

Que horas entra uma TED agendada?

Como funciona o Sedex?

Como crescer dorsais?

Como dividir Spotify duo?

Como treinar digitação online?

Pode ir de bermuda no banco?

Como é o TCC da Unicesumar?

Como malhar com o peso do corpo?

Como funciona o TCC de EAD?

Qual o valor do TEV da caixa?

Qual a taxa de compra da maquininha?

Como passar no TAQE?

Como saber a área de uma janela?

Como é o TCC EAD da Estácio?

Como se dá o humor na tirinha?

Como é feito o Rito de York?

O que é mais importante motivação ou disciplina?

Quem pode ver meu histórico?

Como fazer Pathway no Canadá?

Qual o melhor processador de celular 2020?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com