Quais são as complicações resultantes da escleroterapia?

Pergunta de Joaquim Simões Maia em 03-10-2025
(16 votos)

Complicações da escleroterapia com espuma: Locais: hiperpigmentação, equimose, hematoma, necrose da pele, úlcera, matting telangiectásico (formação de vasos de até 0,2 mm diâmetro ao redor da região tratada).

O que pode dar errado na escleroterapia?

Escleroterapia pode causar problemas como trombose, embolia pulmonar, gangrena e infecções e só deve ser feita com acompanhamento médico.


Qual é a complicação mais frequente da escleroterapia química?

As complicação mais comuns relacionadas à injeção de grandes volumes de espuma são: tromboembolismo venoso, sintomas visuais, eventos cardíacos, sintomas pulmonares.

Como fica a perna depois da escleroterapia?

Após as sessões de escleroterapia , pode haver queimações leves em alguns locais na perna. Não se preocupe, geralmente são autolimitadas e passam logo. Caso esteja disponível , uma dica é colocar compressa de gelo nos locais , que acelera o alívio dos sintomas. Pode haver surgimento de hematomas , de pequenos a médios.

Quem não pode fazer escleroterapia?

Contra-indicações relativas:grávidas.portadores de tromboflebite.portadores de doença cardiovascular descompensada.portadores de insuficiência arterial periférica grave.portadores de reação alérgica ao esclerosante.portadores de comunicação interatrial.portadores de asma grave.lactantes.

Escleroterapia - Quais as principais complicações?


23 curiosidades que você vai gostar

É perigoso secar vasinhos?

- O maior risco é o medicamento causar embolia pulmonar e levar o paciente até a morte. Qualquer procedimento médico deve ser feito por médicos e não por outros profissionais - alertou o médico.

Quanto tempo depois da escleroterapia os vasinhos somem?

Quanto tempo leva para os vasinhos que foram tratados sumirem? Para se avaliar o resultado de escleroterapia ou do laser transdérmico (no seu caso o tratamento combinado) deve-se aguardar de 3 a 4 semanas. Não se assuste, as equimoses (roxos) no local tratado são esperadas.

Quanto tempo demora para ver o resultado da escleroterapia?

Após escleroterapia, as veias tratadas tendem a desaparecer dentro de algumas semanas, embora, ocasionalmente, possa levar até um mês para ver os resultados completos.

Como fica a pele depois da escleroterapia?

Segundo pesquisas da National Center for Biotechnology Information (NCBI), há 30% de chance do surgimento de manchas após o tratamento de varizes pela escleroterapia, mesmo que tudo seja feito de forma adequada. Ou seja, uma a cada três pessoas nota o aparecimento de manchas escurecidas.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com