COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Portanto, as sete competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias são definidas em articulação com as competências gerais da Base e os componentes da área.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO MÉDIOCompreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas. ... Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que. ... Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer,
As competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.
A BNCC da área de Linguagens e suas Tecnologias busca consolidar e ampliar as aprendizagens previstas na BNCC do Ensino Fundamental nos componentes Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – observada a garantia dos direitos linguísticos aos diferentes povos e grupos sociais brasileiros.
30 curiosidades que você vai gostar
Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.
A estrutura proposta pela BNCC se assemelha a essa organização. No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Competências específicas. Na disciplina de Língua Portuguesa, é necessário garantir a cada aluno, em cada ciclo de escolaridade, o desenvolvimento de competências específicas no domínio do modo oral (compreensão e expressão oral) , do modo escrito (leitura e expressão escrita) e do conhecimento explícito da língua.
A competência geral tem a ver com o resultado final que se espera ao fim de todo o conjunto que forma a BNCC. Quanto às competências específicas de área, são as competências de cada área do conhecimento, mas que ainda assim terão uma comunicação direta com as competências gerais.
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em dife- rentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
Ensino Médio
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhe- cimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cida- dania e do mundo do trabalho.
Ela possui 10 competências que precisam ser trabalhadas. E ainda, a BNCC tem cinco áreas de conhecimento, entre elas, a Área de Linguagens.
A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNC), a área de linguagens reúne quatro componentes curriculares: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte e educação física.
Capacidade de inovação.Organização. Quando o assunto é competência profissional, a organização é uma habilidade essencial. ... Autoconfiança. ... Trabalho em equipe. ... Relacionamento interpessoal. ... Liderança. ... Pensamento criativo. ... Conhecimento Técnico. ... Proatividade.
Competência 4: Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. 1.
Resumo: Há algumas décadas, o ensino de Línguas tem como principal objetivo desenvolver as quatro habilidades comunicativas nos aprendizes, a saber: Ouvir, Falar, Ler e Escrever.
Competência 6: Trabalho e Projeto de vida.
Liderança, comunicação, foco em resultados e capacidade de organização são alguns exemplos. As habilidades, por outro lado, são qualidades que uma pessoa tem naturalmente para fazer alguma coisa. Ou seja, enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é algo da própria pessoa e nasce com ela.
Para construir esse conhecimento, a indicação é levar à sala de aula situações reais de uso da língua, para que as crianças tenham bons motivos para escrever. Ainda que elas não estejam plenamente apropriadas do sistema de escrita alfabética, o professor pode adotar estratégias.
Na BNCC, Língua Portuguesa propõe o desenvolvimento das capacidades envolvidas na produção, recepção, tratamento e análise das linguagens que contribuem para a participação significativa e crítica do aluno nas diversas práticas sociais de linguagem.
As diferentes linguagens são recursos que permeiam no desenvolvimento infantil, e os professores devem estar preocupados em desenvolver atividades que avance nesse processo de conhecimento, tais como: leituras visuais e audiovisuais gerenciada por meio da contação de história, sendo importante proporcionar as crianças ...
Trata-se também de ampliar as culturas que circulam na escola para além das que são tradicionalmente valorizadas, incluindo-se as práticas próprias das culturas juvenis, na direção de propiciar uma formação para a diversidade como preconizado pelos documentos curriculares.
Como comprovar decadência de obra?
O que quer dizer garantir o juízo?
Como pedir colaboração da equipe?
O que fazer para não criar expectativas?
O que o empregado doméstico precisa para sacar o FGTS?
Qual é a origem do desenho Naruto?
Como gerar guia de custas processuais?
Pode usar álcool para limpar inox?
O que marcou a fase da monarquia constitucional?
O que é mais importante processador ou memória RAM no celular?
Como foi a morte de Amy Winehouse?
Como foi criada a vacina contra o sarampo?
Como Life Is Strange foi feito?
Como foi criado Hora de Aventura?