Quais são as circunstâncias agravantes e atenuantes?

Pergunta de Beatriz Cátia Vieira Oliveira em 30-05-2022
(1 votos)

Além das circunstâncias judiciais, são previstas pela lei vigente as circunstâncias atenuantes, que são aquelas que permitirão ao magistrado reduzir a pena-base já fixada na fase anterior, e as circunstâncias agravantes, as quais, ao contrário das atenuantes, permitirão ao juiz aumentar a pena-base, ressaltando que ...

O que são circunstâncias atenuantes e agravantes?

Para o direito penal brasileiro, os atenuantes e agravantes são circunstâncias de um crime ou delito que atuam na aplicação da pena. São elementos em torno do ato, mas que não afetam substancialmente sua ação. O atenuante reduz a pena, e o agravante aumenta a condenação.


O que são circunstâncias agravantes exemplos?

Dentro do ordenamento jurídico brasileiro, mais especificamente em matéria penal, chamamos de circunstâncias agravantes determinados fatores que aumentam a pena aplicável a um ilícito. ... São tipos comuns de circunstâncias agravante: reincidência - repetir ato já cometido no passado.

O que são circunstâncias agravantes do crime?

Circunstâncias agravantes da pena são fatores taxativamente previstos em lei que aumentam a pena, calculada na 2ª fase do modelo trifásico adotado pela lei penal brasileira, a condição do réu através de uma conduta que ele praticou antes ou durante a tramitação do processo.

O que é agravante atenuante?

"Agravantes e atenuantes genéricas são circunstâncias legais, de natureza objetiva ou subjetiva, não integrantes da estrutura do tipo penal, mas que a ele se ligam com a finalidade de aumentar ou diminuir a pena.

Atenuantes e Agravantes - Aplicação da Pena - Aula 04 - Teoria da Pena (Direito Penal)


42 curiosidades que você vai gostar

O que é atenuantes no direito penal?

São circunstâncias legais, objetivas ou subjetivas, que influem na quantificação da pena, diminuindo-a, em razão da particular culpabilidade do agente. Servem de orientação para o juiz diminuir a pena na segunda fase da fixação.

Quem deve vir primeiro as agravantes ou atenuantes?

"(...): Quando ocorre concurso de circunstâncias agravantes e atenuantes, devem prevalecer, sobre as circunstâncias objetivas, as de cunho subjetivo, que o CP classifica como preponderantes, ou seja, as que resultam ou se originam dos motivos do crime, personalidade do agente e reincidência.

Quais são as circunstâncias legais?

As circunstâncias legais são específicas ou nominais, constantes no texto legal, podendo ser: agravantes, atenuantes e causas gerais de aumento e de diminuição da pena, localizadas da Parte Geral do Código Penal, e ainda as qualificadoras e causas especiais de aumento e de diminuição, localizadas na Parte Especial do ...

O que é um agravante de pena?

Já as agravantes são aquelas circunstâncias que devem ser levadas em consideração na segunda fase da dosimetria da pena, após a fixação da pena base e da consideração das atenuantes.



Outras questões

O que é dever de lealdade processual?

Qual é a origem do papel?

Como deixar a barba firme?

Qual o objetivo da pintura facial na educação infantil?

Quais são os ruídos da comunicação explique um por um?

O que cada cor representa e os sentimentos que elas geram nas pessoas?

O que é Oclumência?

O que é um fuzil ParaFAL?

O que significa concedidas?

Como é feito a escolha de um bispo?

É bom expelir catarro?

Qual a diferença entre um comerciante e um empresário?

Quais dados preciso para emitir nota fiscal de serviço?

Quanto tempo demora para expelir um cálculo renal?

O que é domínio E o que é imagem?

Qual a definição que mais se adapta ao termo país em desenvolvimento?

Quais os tipos de porquê?

O que significa insuficiência adrenal?

Quais povos contribuíram para a formação da língua portuguesa?

Quais são os sintomas de úlcera no estômago?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com