Causas e Consequências A despeito dos problemas de saúde como stress, transtornos psicológicos, cansaço visual, estão os problemas sanitários (ocasionado pelo excesso de lixos e resíduos), o aumento dos acidentes automobilísticos, uma vez que esse excesso de informações e sinalizações, podem distrair os motoristas.
Suas conseqüências são diversas: obstrução visual causada por acidentes durante a condução, distúrbios de atenção, paisagem estética afetada, distúrbios do sistema nervoso, os elementos de estresse e saturação de cor, dor de cabeça mau humor e diminuição da eficiência do trabalho.
A grande quantidade de propagandas espalhadas pelos centros urbanos causam a chamada “poluição visual”. A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população.
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.
A Organização Mundial da Saúde aponta que a poluição sonora é um grave problema, considerando que é capaz de desencadear reações de estresse, distúrbios de sono, doenças metabólicas e cardiovasculares, déficit cognitivo, problemas auditivos e também obesidade.
19 curiosidades que você vai gostar
Muitos associam a poluição sonora com a perda auditiva, mas ela vai além. São alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, perda de desempenho cognitivo e outras várias doenças, que abordamos em mais detalhes abaixo.
Poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população. É o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental. A poluição sonora é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos.
Poluição do solo: causas e consequências
Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.
A poluição atmosférica pode desencadear diversos problemas de saúde na população, como problemas respiratórios, acidente vascular cerebral (AVC), doenças do coração e câncer, além de agravar o quadro de pacientes que já apresentem alguma doença.
Quais são os principais tipos de poluição?Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. ... Poluição hídrica. ... Poluição do solo. ... Poluição térmica. ... Poluição sonora e visual. ... Poluição luminosa. ... Poluição radioativa.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
6 dicas para evitar a poluição visual na vitrine e no espaço interno da lojaDecoração da vitrine. A vitrine é o cartão de visitas de uma loja, um elemento que serve para atrair o consumidor que passa em frente. ... Use com moderação. ... Iluminação adequada. ... Decoração do espaço interno. ... Composição do ambiente. ... Cores.
A sua exposição prolongada afeta a saúde humana provocando desconforto visual, estresse e até transtornos a saúde mental. Em casos de muita repetição da mesma propaganda, o comerciante pode ter uma reação negativa, no qual a população passa a ignorar pela alta descarga de informações.
Problemas ambientais
A poluição do ar pode afetar patrimônios culturais, em decorrência das chuvas ácidas. Elas causam a corrosão gradativamente dos monumentos. Outro efeito é sob a camada de ozônio. Naturalmente, essa camada protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.1 – Asma. se trata de inchaço e estreitamento das vias do pulmão o que causa dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. ... 2 – Rinite. ... 3 – Pneumonia. ... 4 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. ... 5 – Câncer de pulmão.
Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.
A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor.
Alguns dos principais contaminantes do solo são: metais pesados, medicamentos, fertilizantes, componentes químicos, óleos, solventes, entre outros.
Poluição sonora é um som ou ruído indesejável, lançado na atmosfera sem atentar para os efeitos maléficos que se possa causar (ODUM, 1971). ... Os efeitos psicológicos na saúde humana têm sido estudados na relação com a poluição visual, que pode causar stress com o desconforto e a agressão visual.
Devido essa grande concentração da população os centros urbanos estão expostos à vários tipos de poluição: sonora – muitas vezes causadas pelas buzinas, sons, propagandas, etc; visual- por exposições de cartazes, folhetos, etc, e ainda à poluição atmosférica causada pelo gases de veículos, decomposição de matéria ...
A poluição sonora ocorre quando um som ultrapassa o limite auditivo normal, e pode causar diversos danos à saúde do ser humano como o estresse e a insônia. O maior questionamento sobre esse assunto é se existe ou não uma lei que garanta o direito do silêncio aos cidadãos.
A exposição ao ruído pode ocasionar efeitos à saúde como estresse, irritabilidade, hipertensão arterial e pode estar associado a outras situações de risco.
Quando estamos expostos ao barulho por um longo período de tempo, o nosso corpo aumenta a produção de cortisol, que é o hormônio do stress. A poluição sonora também podem causar dores de cabeça. O fato de permanecermos em algum local com barulho excessivo, por horas a fio, pode causar terríveis crises de enxaqueca.
A poluição visual corresponde ao excesso de lixo e também de cartazes, placas e anúncios publicitários, algo muito comum no espaço das cidades.
Além disso, podemos citar a cólera, a hepatite A, a giardíase e a febre tifoide como doenças causadas pela ingestão de água contaminada e que possuem relação direta com ações inadequadas do homem, como lançamento de esgoto não tratado em rios. ... O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população.
Quantos distritos existem em Paris?
Como dividir um número por 100?
Qual a diferença entre monitorização hemodinâmica invasiva e não invasiva?
Como evoluir o Kadabra para Alakazam no Pokemon Emerald?
Quem Do Now United está namorando em 2021?
Como ver boletos pagos Bradesco?
Quais são os sintomas de disgrafia?
O que dar a calopsita quando está doente?