O estilo da arquitetura chinesa é único e funcional. Espaços retangulares, telhados encurvados e cores inesquecíveis. Dinamismo e harmonia, esta é a proposta destas construções feitas com o conceito de integração e sintonia com a natureza. Os templos recebem atenção especial dos visitantes.
Caracterizada pela serenidade e permanência das formas expressivas e pela rigidez de valores estéticos, a cultura chinesa procurou sempre, através das suas realizações artísticas a harmonia com o universo.
Uma das principais características da arquitetura chinesa é a simetria bilateral. Isso pode ser observado desde grandes complexos até fazendas mais humildes. Dessa maneira, os elementos secundários são sempre posicionados de modo que fiquem ao lado das estruturas principais.
Imperial. Certas características arquitetônicas eram reservadas unicamente para as construções feitas para o imperador da China. Um exemplo é o uso de telhas amarelas, já que o amarelo era a cor imperial por excelência, e a maior parte dos edifícios dentro da Cidade Proibida têm os telhados pintados desta cor.
Confira essas 5 obras chinesas incríveis!1 – A maior ponte do mundo sobre o mar. Imagem: brasil.elpais.com. ... 2 – Beijing Daxing: o mega aeroporto em forma de estrela-do-mar. ... 3 – O maior telescópio do mundo. ... 4 – Três gargantas, a maior usina hidrelétrica do mundo. ... 5 – Ponte de vidro de Zhangjiajie.
31 curiosidades que você vai gostar
HONG KONG - A Evergrande, gigante da construção civil chinesa altamente endividada que levou nervosismo aos mercados financeiros globais nas últimas semanas, venderá o controle de uma de suas subsidiárias para a rival Hopson Development, segundo noticiou a mídia local nesta segunda-feira.
Os negócios da Evergrande iam muito bem, obrigado. Em 2018, a empresa chegou a figurar como a maior incorporadora do mundo em valor de mercado. Em 2021, a lista Fortune Global 500 posiciona a empresa chinesa como o 122º maior conglomerado do mundo em termos de receita.
A primeira cerâmica foi feita durante o Paleolítico. As cerâmicas chinesas vão desde materiais de construção, como tijolos e telhas, até vasos de cerâmica feitos à mão, disparados em fogueiras ou fornos, até os sofisticados utensílios de porcelana chinesa feitos para a corte imperial e para exportação.
O revestimento do chão costuma ser de cerâmica. As casas chinesas (assim como ocorre em boa parte das residências aqui no Brasil) costumam ter pisos de cerâmica.
Mais de 90% dos lares chineses são casas próprias, e mais de 20% dos proprietários possuem imóveis adicionais. No entanto, a demanda por mais unidades vem caindo. Fatores como o aumento dos preços, o envelhecimento populacional e a baixa taxa de crescimento populacional são a principal causa do esfriamento.
Foi graças aos diferentes imperadores que a arte chinesa marcou a história com uma produção genuína.
...
A arte da China e suas metáforaso bambu: que remete à erudição;o dragão: que simboliza o espírito do imperador;a jade: que tem como significado a pureza;os patos: que simbolizam a fidelidade conjugal.
Os chineses têm costumes muito peculiares: ao cumprimentar-se, não está bem visto beijar-se nem abraçar-se, pois não exprimem os seus sentimentos em público. Em relação ao folclore, no norte da China o canto e a dança é uma arte tradicional da comunidade étnica coreana, e é praticado por jovens, crianças e anciãos.
Um dos exemplos mais antigos da arquitetura chinesa é a Muralha da China (228 a.C.), construída pelos imperadores tártaros da dinastia Ch in, tem cerca de 2.400 Km de extensão e torres de vigilância. O Pagode (templo chinês) deriva aparentemente de formas arquitetônicas indianas.
A pintura chinesa tem como característica marcante o uso do traço como forma de expressão, indo de encontro à pintura ocidental, que joga com o claro e o escuro e camadas sobrepostas de cores. Na China, a base da pintura é constituída pelos "quatro tesouros do estúdio": o pincel, a tinta, o papel e os tinteiros.
O princípio fundamental de todos os aspectos da cultura chinesa é o equilíbrio harmônico e, assim, sua arte é uma sutil mistura de tradições e inovações, de idéias autóctones e estrangeiras, de imagens profanas e religiosas. Os imperadores chineses foram os primeiros e os mais assíduos mecenas artísticos.
Arte chinesa tem o título de ser a mais antiga tradição contínua no mundo, marcada por grau incomum de continuidade dentro da consciência e tradição. Grande parte dos trabalhos em cerâmica, têxteis e outras técnicas foi produzida durante um longo período por fábricas ou oficinas imperiais.
As melhores moradias tinham mais de um andar, eram cobertas com telhas e decoradas com cuidado e harmonia. Os trabalhadores urbanos e os camponeses habitavam casas pequenas, com pouca ventilação, cobertas por bambu. A alimentação das camadas privilegiadas era rica e variada: carnes, ovos, cereais e vegetais.
Por exemplo, nas grandes cidades metropolitanas, seus custos mensais podem ser em torno de 850 USD, enquanto nas menores até 550 USD.
Hoje, a China tem o sistema de seguridade social com a maior cobertura do mundo. A expectativa de vida aumentou de 35 para 77 anos e mais de 800 milhões de pessoas saíram da pobreza. Diante dos desafios impostos pela pandemia, o governo tem como tarefas prioritárias assegurar o emprego e a subsistência básica.
A cerâmica foi produzida na China desde o III milênio a.C. Alguns exemplos antigos revelam excelente qualidade e belíssima decoração, mas é apenas a partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) que tem início uma tradição contínua de fabricação de cerâmica cozida e vitrificada para uso em túmulos.
A fabricação consiste na moldagem da argila hidratada, que logo após, é posta em uma lenta secagem a sombra. A fim de eliminar a água do material, para em sequência o submeter a altas temperaturas. O que proporciona rigidez e resistência a cerâmica.
A porcelana é feita de argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.260° C, o que a torna segura para uso na cozinha, por não ser aderente nem porosa e também pela possibilidade de ser colocada em lava-louças.
Vinci. Empresa francesa, a Vinci foi fundada em 1899 e emprega cerca de 183.000 colaboradores em mais de 100 países. Quando o assunto é volume de negócios movimentados por ano, a Vinci, sem dúvidas, é a maior construtora do mundo.
A Evergrande, a segunda maior incorporadora imobiliária da China, revelou no dia 14 de setembro que pode não conseguir honrar suas dívidas e abalou mercados globais com o risco de um calote colossal, acima dos US$ 300 bilhões.
Quem foi rebaixado no Brasileirão de 1995?
Quais são as habilidades profissionais mais demandadas no Brasil?
Quem responde de forma objetiva?
Como se fosse a primeira vez amnésia?
O que quer dizer DM na matemática?
Quais são os principais problemas detectados nas cidades do Brasil?
Qual a principal característica da pintura românica?
Como ficou aposentadoria por idade depois da Reforma?
Qual a importância da hermenêutica para se interpretar a realidade *?
Como saber qual app está mostrando propaganda?
Como recusar uma proposta de projeto?
Quais as principais características do mofos?
Quem é o escolhido de Harry Potter?
Qual a definição de processos Segundo Thomas Davenport?
Qual é o nome feminino mais popular do mundo?