Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
São triblásticos, pseudocelomados, têm simetria bilateral e sistema digestório completo, com boca (com lábios ou papilas e dentes ou estiletes), faringe, intestino e ânus (ou cloaca). A maioria deles é dioica, ou seja: possui sexos separados. Dimorfismo sexual é também comum, sendo a fêmea de tamanho maior que o macho.
As principais características gerais são:simetria: bilateral;modo de vida: livre ou como parasitas;ambiente em que vivem: tanto na terra quanto na água, além, é claro, do organismo de outros seres;revestimento: por uma cutícula protetora resistente;tipo de célula: eucarionte;embriologia: pseudocelomados.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
21 curiosidades que você vai gostar
Nematoides são como vermes microscópicos que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Há algumas situações onde as fêmeas assumem formas aberrantes, semelhantes ao formato de um rim, maçã ou limão, fugindo da aparência corriqueira dos vermes.
São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria. Estima-se aproximadamente 20.000 espécies diferentes de platelmintos existentes no planeta hoje.
Sistema digestivo. Partindo desde a alimentação herbívora à carnívora, os platelmintos possuem diversos tipos de alimentação. No caso dos vermes a alimentação ocorre de acordo com a parte do corpo do hospedeiro que estão. Os animais de vida livre se alimentam de pequenos organismos e vermes de pequeno porte.
Em laboratório, planárias geralmente são alimentadas com pedaços de invertebrados. A alimentação, duas vezes por semana, com fígado, foi por nós empregada uma vez que é também adequada, conforme dados da literatura (Galtsoff, 1959), para manter animais em laboratório.
Verminoses causadas por PlatelmintosEsquistossomose.Teníase e Cisticercose.Cisto hidático (Hidatidose)
O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, sendo a boca a única abertura para o trato digestivo. Não apresentam sistema circulatório, tampouco sistema esquelético. O sistema nervoso é geralmente constituído por um par de gânglios anteriores que estão associados a cordões longitudinais.
Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente.
De maneira geral, os nematelmintos são os vermes que possuem corpo em formato cilíndrico. A palavra “nematelminto” vem do grego, sendo formada pela junção de nematos (filamentos) e helmin (verme).
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
Em geral são classificados como endoparasitas, ou seja, ficam grande parte do seu ciclo de vida dentro das raízes das plantas. Há também os ectoparasitas que geralmente ficam na parte externa da raiz.
Dentre as espécies mais conhecidas, destacam-se: Ascaris lumbricoides, a famosa lombriga; Enterobius vermicularis, causador da oxiurose; Ancylostoma duodenali, causador da ancilostomose; e Wuchereria bancrofti, causador da filariose.
Os nematelmintos podem ser carnívoros ou herbívoros, com algumas espécies parasitas que se alimentam da matéria orgânica consumida pelo hospedeiro em que estão ou, ainda, possuindo hábitos hematófagos (se alimentando do sangue do hospedeiro).
Habitat e alimentação dos Nematelmintos
Seu habitat é bem variado, podem ser encontrados em ambientes aquáticos (tanto de água doce, quanto salgada), ou em ambientes terrestres úmidos. No caso dos parasitas, podem inclusive se alojar no interior de outros organismos.
O que são as verminoses? As verminoses acontecem quando vermes parasitas se instalam no organismo humano, conhecido como hospedeiro. Essas verminoses podem resultar em diversas doenças. Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.
Como exemplo de platelminto parasita do homem, podemos citar: a) planária. b) tênia. c) lombriga.
Estrutura. Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
Digestão nos cnidários: é extracelular e intracelular. Inicia-se no interior da cavidade gastrovascular, em que enzimas são liberadas, e depois é completada no interior de células gastrodérmicas, as quais revestem essa cavidade. O que não foi absorvido pelo animal sai para fora do corpo pela boca.
O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. ... No estômago existe uma região glandular que secreta enzimas digestivas. Após o estômago há um intestino longo e enrolado que, por fim, desemboca no ânus.
As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose. As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.
Como crescer canal no YouTube 2021?
Qual resultado de 3 ao quadrado?
Quem pode exercer a jurisdição?
Como se deve cumprimentar o bispo?
Como fazer uma crítica sobre o filme?
Quem tem hipotireoidismo pode pegar peso?
Qual melhor país para trabalhar como fisioterapeuta?
O que passar no couro para renovar?
O que significam as letras da Intel?
Qual chá é bom para limpar o fígado?
Quanto cimento por metro quadrado de parede?
O que fazer quando o filtro de ar seco está sujo?
O que é uma medida terapêutica?
Como as pessoas se comunicavam antes da internet?
Qual é o sertanejo mais rico do Brasil?
Quando se constrói um poço de onde vem a água?