Apaixona-se fácil, mas é inconstante nos relacionamentos que não duram muito, por isso ele afirma nunca ter amado verdadeiramente; Carolina: a Moreninha. Menina travessa e espontânea, tem 14 anos, é irmã de Filipe e mora na ilha com a avó; Dona Ana: dona na casa na ilha e avó de Filipe.
- Moreninha: irmã de Filipe. Menina de quatorze anos, travessa, engraçada e impertinente.
Características centrais de A Moreninha
Idealização do amor puro e que resiste ao tempo; Descrição dos costumes, hábitos e lugares (o romance é de fundamental importância para quem deseja perceber o espírito da época); Leitura corriqueira e agradável; Linguagem coloquial.
Carolina. Durante toda a história, evidenciam-se os traços da protagonista, principalmente a cor do rosto: pele morena. Por isso, as pessoas mais íntimas chamavam-na de Moreninha.
Personagens principais: Felipe, Augusto, Carolina (a moreninha), Fabrício, Leopoldo e Dona Ana.
42 curiosidades que você vai gostar
Os personagens secundários são: os amigos de Augusto (estudantes divertidos), as amigas de Carolina (namoradeiras) e D. Ana, que é avó de Carolina e proprietária da casa na Ilha de Paquetá.
O tema da obra é a fidelidade ao amor de infância. Como crítica social vemos o casamento, pois, na época o ajuste matrimonial era feito pelos pais dos jovens.
Carolina: também conhecida como a moreninha, é uma menina de quatorze anos de idade, impertinente, engraçada, inteligente e travessa. Ela é irmã de Filipe.
3-Como era D. Ana, avó de Carolina? Quais seus traços psicológicos? R: Era a velha mais patusca do Rio de Janeiro é uma senhora de espirito alguma instrução.
Carolina: irmã de Filipe. D. Ana: avó de Filipe. Joana: prima de Filipe.
Romance histórico é um gênero literário em que a narrativa ficcional se relaciona com fatos históricos. A composição das personagens e dos cenários é feita de modo que estejam em concordância com documentos e dados históricos, oferecendo ao leitor uma noção da vida e dos costumes da época.
Entre as principais características do romance urbano esteve a preocupação em retratar a sociedade. ... O Rio de Janeiro, então capital federal, foi cenário para romances como A moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo, cuja sociedade teve seus costumes e manias fielmente retratados.
Ana, avó de seu amigo Filipe, o episódio de seu juramento amoroso. A história se passa e dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor.
5-Por que Carolina passa a ser chamada de Moreninha por Augusto? R: Porque todos que já a conheciam gostavam de chamá-la de Moreninha. 6-De que forma a Moreninha conquista o coração de Augusto? R: Quando Augusto viu Carolina cantando a música de Ahy, a balada do rochedo.
02 – Por que se pode afirmar que a visão que o narrador tem da sua personalidade ais dezessete anos não é idealizada? Porque o narrador reconhece os seus defeitos de vaidoso e arrogante. 03 – Que observações o narrador faz sobre o romantismo? O narrador refere-se ao romantismo como algo desgastado.
Sabendo da inconstância de Augusto, os amigos fazem a seguinte aposta: se o moço se apaixonasse por alguma garota da ilha, escreveria um romance da sua derrota. Caso isso não acontecesse, quem o faria seria o jovem Filipe. Além disso, Fabrício pediu ao inconstante que paquerasse sua namorada D.
Após voltar para sua cidade, Augusto é proibido de voltar a Ilha. Quem o proibiu? Filipe, seu amigo.
Ela então observava uma concha à beira-mar, mas o ir e vir das ondas impedia que ela avançasse sobre a areia para pegar o objeto de seus caprichos.
Iniciador do romance brasileiro, Joaquim Manuel de Macedo foi primeiro escritor a se dedicar a tipo de obra.
- Como quiserem, continuou Filipe, pondo-se em hábitos menores; mas, por minha vida, que a carraspana de hoje ainda me concede apreciar devidamente aqui o meu amigo Fabrício, que talvez acaba de chegar de alguma visita diplomática, vestido com esmero e alinho, porém, tendo a cabeça encapuzada com a vermelha e velha ...
O clímax do enredo ocorre quando D. Carolina revela a Augusto, ao deixar cair um breve contendo um camafeu, que é a mulher a quem ele tinha prometido se casar na sua infância. O desfecho dá-se quando Augusto cumpre sua promessa e marca casamento com a Moreninha.
TOBIAS
Escravo da casa de Donana (Henriqueta Brieba), é encarregado de vigiar as moças.
Foco narrativo
Embora Augusto seja o narrador, pois relata a aposta que fez com Filipe; o romance A Moreninha é narrado na 3ª pessoa (narrador onisciente). Vale ressaltar que o narrador é intrometido em alguns momentos da história.
Contudo, pode-se perceber a idealização da mulher na obra, A moreninha, onde a mulher deveria portar-se muito bem, vestir-se de forma apresentável e delicada, além disso, é apresentada como romântica que espera por um amor o tempo que for necessário.
Qual remédio é bom para irritação na garganta?
Qual a cidade com menor custo de vida nos Estados Unidos?
Quais os efeitos colaterais da lactase?
Quem tem bexiga baixa pode fazer musculação?
Tem como pedir o cancelamento do empréstimo consignado?
Quanto custa almoçar na torre eiffel?
Quais são as características do fandango?
O que ocorreu na Segunda Guerra Mundial?
Como identificar vazamento de água no vaso sanitário?
Qual é o resto da divisão de 45 por 4?
Qual o beneficio de comer maçã antes de dormir?
Como citar experiência informal no currículo?
Como ganhar 100 MB de internet grátis da Vivo?