Características do período socrático: O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade. Definição das virtudes morais e virtudes políticas. As ideias e práticas que norteiam o comportamento dos seres humanos.
Este período é também conhecido como Período Antropológico. Ocorreu entre o final do século V a.C. e final do século IV. Principal característica: buscou explicar as grandes questões humanas, principalmente relacionadas à política e à ética e aos conhecimentos científicos e técnicos.
Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.
A filosofia de Sócrates se caracteriza principalmente pelas contínuas indagações, fazendo-se uma pergunta e a cada resposta do interlocutor se procedia a uma nova indagação.
26 curiosidades que você vai gostar
A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo. ... Sendo assim, ele investigava filosoficamente por meio da dialética, ou seja, o diálogo. O mestre, por meio das perguntas, conduz o aluno ao conhecimento por ele mesmo. Assim evitam-se também as contradições.
Características do período socrático:
A filosofia se volta para as questões humanas: ações, comportamento, crença, valor, o lugar do homem no mundo. O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade.
Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): também chamado de período clássico, nesse momento surge a democracia na Grécia Antiga. Seu maior representante foi o filósofo grego Sócrates que começa a pensar sobre o ser humano. Além dele, merecem destaque: Aristóteles e Platão.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates.
A filosofia antiga divide-se em três períodos distintos, cada um dominado por temas e questões diferentes:Período Pré-socrático (do século VII ao século V antes de Cristo) ... Período Socrático (do século V ao século IV antes de Cristo) ... Período Helenístico (do século IV antes de Cristo ao século VI depois de Cristo)
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
...
A Filosofia passa a se desenvolver em distintas doutrinas de pensamento, representadas pelas principais escolas:Ceticismo. ... Epicurismo. ... Estoicismo. ... Cinismo.
CONTEXTO HISTÓRICO, DATAS E SUBDIVISÕES DO PERÍODO: 1º PRÉ SOCRATICO: (séculos VIII a.C. – V a.C.) – Início da filosofia. 2º SOCRÁTICO: séculos V e IV a.C. 3º HELENISTICO: século IV a.C. – V d.C.
Características do Helenismo
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
por Guia do EstudanteTales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.)Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.)Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)Parmênides de Eleia (cerca de 515-445 a.C.)Heráclito de Efeso (cerca de 535-475 a.C.)Como cai na prova.
Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.
Para Sócrates, o objetivo principal de toda a reflexão é o conhecimento da verdade. Para Platão, o conhecimento da verdade só poderia ser adquirido pelo desenvolvimento de ideias. Finalmente, para Aristóteles, as ideias deveriam sempre obedecer a um raciocínio lógico.
1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.
Objeto de estudo
Concentra-se no estudo das estruturas fundamentais do homem. Converte-se numa ontologia, na medida em que nos conduz à questão do significado do “Ser”. O homem torna-se para si mesmo o tema de toda a especulação filosófica: interessa estudar o homem e estudar tudo o mais apenas em relação a ele.
O período Pré-Socrático também é chamado de Cosmológico, pois os filósofos estavam buscando uma origem racional para o Universo, que, no vocabulário grego antigo, pode ser traduzido pela palavra cosmos.
O sofista ficou marcado pela capacidade em argumentar sobre diversos temas, incluindo astronomia, matemática, pintura e poesia. A capacidade de argumentar sobre vários assuntos era atribuída à boa memória. Os sofistas ensinavam sobre política, música, poesia por meio da retórica e oratória.
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Quais foram as principais características da Filosofia Pré-Socrática? Considerada filosofia da natureza (physis), esta corrente era baseada na observação dos fenômenos naturais, para isto, buscava-se princípios e leis que regem o universo.
Como assistir Globoplay em segundo plano no celular?
O que é um algoritmo estruturado?
Como calcular o preço de equilíbrio?
O que é a velocidade de deslocamento?
Como fazer para rotear o celular?
Como medir o índice de rotatividade de uma empresa?
O que podemos definir como valores?
O que acontece se eu quebrar o lacre da Sabesp?
Qual a sequência ideal para produzir um filme de animação?
Quais procedimentos estéticos existem?
Como podemos desenvolver valores no trânsito justifique?
Como espelhar filme do celular para TV?
Como calcula o ponto isoelétrico?
Como rotear internet do celular para TV LG?
Como podemos deixar as sombras do mesmo tamanho?
Como acessar a internet no meu celular?
Como calcular peso específico relativo?