A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
O racionalismo é o rival do empirismo, a doutrina de que todo conhecimento vem e deve ser testado pela experiência sensorial. Contra essa doutrina, o racionalismo sustenta que a razão é uma faculdade que pode se apegar a verdades além do alcance da percepção sensorial, tanto na certeza quanto na generalidade.
O pensamento lógico é a combinação da capacidade de análise que permite aprofundar os componentes de uma realidade, assim como é racional porque segue um processo sequencial onde a tese secundária se encontra baseada na tese principal. Deste modo, fica estabelecida uma estrutura de ideias mutuamente consistentes.
As ideias racionalistas opõem-se, no âmbito da teoria do conhecimento, às teorias formuladas pelos filósofos empiristas, que acreditavam que todo o conhecimento advinha unicamente da experiência prática do ser humano. Os racionalistas, por sua vez, admitem que a única fonte do conhecimento é a racionalidade pura.
Os racionalistas defendem que as ideias surgem da pura e simples capacidade racional e impulsionam o intelecto, formando os conhecimentos com base nas leis universais da razão.
29 curiosidades que você vai gostar
Características do empirismo
O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.
O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
Um pensamento irracional é definido como aquele que suscita respostas emocionais muito desagradáveis. Estas podem variar desde a raiva até a amargura ou o terror, são de longa duração e fundamentadas em termos absolutistas (com o uso de advérbios como nunca ou sempre).
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
Como encontrar código Google Analytics?
Como instalar um pacote .deb no Ubuntu?
Qual a classificação da palavra transporte?
Como é feito espiral de caderno?
Como é o pé de cravo-da-índia?
Como voltar para a versão antiga do Google Chrome?
Como se escreve o nome animal em inglês?
Como é a prova do vestibular da UNIP?
Como se dá a quebra de contrato de compra e venda?
O que significa Heitor Em nome?
Qual verdadeiro significado do nome Chloe?
Como instalar Google Play Store em Huawei?
Como é que eu posso falar com Renato Garcia?
O que comer para quebrar o jejum?
Como é o nome da cobra do Naruto?