b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo.
Predominância do humor, da ironia, da irreverência. Uso recorrente de versos livres nos poemas. Uso de uma linguagem coloquial, mais próxima da oralidade e do que seria a língua portuguesa brasileira. Linguagem fragmentada, predileção pela síntese, uso de flashes cinematográficos.
A poesia na Segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles. ... Em sua segunda fase, entre os anos de 1930 a 1945, a poesia modernista alargou seus horizontes temáticos e consolidou-se graças às conquistas de seus precursores.
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
Uma das características mais importantes dessa fase foi a liberdade formal. Os poetas escreviam com versos livres (sem métrica) e versos brancos (sem rima). Isso tudo, sem abandonar as formas fixas, por exemplo, o soneto (formada por dois quartetos e dois tercetos).
20 curiosidades que você vai gostar
A Linguagem do Modernismo é despretensiosa e despreocupada com os padrões formais. Isso porque muitos escritores pertencentes ao início do movimento, romperam com a sintaxe, a metrificação e as rimas. Sendo assim, eles se aproximaram da linguagem coloquial, subjetiva, original, crítica, sarcástica e irônica.
A poesia moderna, historiográfica e terminologicamente falando, em termos usuais, pode corresponder à poesia feita a partir de 1848 por Charles Baudelaire, evoluindo no século XIX através da obra de poetas franceses também, tais como Rimbaud e Mallarmé e terminando com o período das vanguardas do século XX, tais como ...
Características da 1ª fase do Modernismo
Poesia sem rima e sem métrica. Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista.
Principais características do romance de 30Regionalismo romântico.Romance social.Diversidade cultural brasileira.Retomada do romantismo e do realismo.Perspectiva determinista.Narrativa linear.
Na literatura, a terceira fase é marcada pelo fim do verso livre, da paródia, da ironia, do poema-piada, entre outros. A poesia desta fase segue um modelo mais formal, com características neoparnasianas ou neo-simbolistas, com versos mais regrados, maior erudição com relação às palavras e uso de temas mais universais.
A Segunda geração modernista
Na 2ª fase do modernismo brasileiro, há a necessidade de estabelecer uma diferenciação entre prosa e poesia, visto que a produção poética e ficcional encerrou características distintas de um modo geral.
A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive. A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista.
Segunda fase do modernismo brasileiro aconteceu entre 1930 e 1945 e é também conhecida como fase de reconstrução. A segunda fase do modernismo brasileiro, ou segunda geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1930 a 1945.
1945 também é o ano da morte de Mário de Andrade (1893-1945), principal figura do Modernismo. No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).
Poesia Cinética
A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poesia visual, valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.
Características da arte moderna no Brasil
promoção dos temas do cotidiano; uso de novos elementos e técnicas diferentes, como colagens; o prestígio da criação em detrimento da obra; o desapego às regras formais da literatura (como a ausência de pontuação);
É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade.
São romances caracterizados pela denúncia social. Houve grande interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira com um enfoque mais direto dos fatos, aproximando-se de procedimentos do Realismo-Naturalismo.
a) O romance brasileiro produzido nas décadas de 1930 e 1940, período em que o país e o mundo viveram profundas crises, colocou-se a serviço da análise crítica de nossa realidade e teve na obra de Graciliano Ramos a principal expressão desse momento.
Romance de 30 foi a denominação usada como referência a um conjunto de obras publicadas a partir de 1928 – ano da primeira edição de A bagaceira, de José Américo de Almeida. ... Uma das características do romance de 30 é a verosimilhança; ou seja, o fato narrado é semelhante à realidade.
A Primeira Geração Romântica tem como principais características: Exaltação da natureza e da liberdade. Religiosidade. Figura do índio ou indianismo.
São todas características do Pré-Modernismo, exceto: a) É considerada literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
A principal característica da poesia modernista da primeira fase foi a transgressão ao cânone. Poetas como Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade propunham uma nova temática, subvertendo forma e conteúdo para que fosse criada uma poesia genuinamente brasileira, livre da influência literária europeia.
É a expressão da subjetividade por meio da linguagem verbal, ou seja, das palavras e tem o papel de humanizar o ser humano. A poesia contemporânea é a reação da sensibilidade ao capitalismo de consumo que tira do homem moderno o individualismo, o torna anônimo, parte insignificante de uma grande massa consumidora.
Como instalar purificador de água junto com a torneira?
Como se escreve em frente ou de frente?
Como mudar para conta Essencial Bradesco?
O que fazer para mudar o clima organizacional?
Como inserir linha no Word e escrever em cima?
Como transferir a administração de um grupo no Facebook?
Como atualizar o sistema Android manualmente?
Como adicionar uma fonte no PicsArt?
Como tirar tinta e ferrugem de ferro?
Como preparar piso para tinta epóxi?
O que montar junto com barbearia?
Como colocar SSD no MacBook Pro 2011?
Como é feito o substrato para mudas?
O que significa pregar uma peça em alguém?
Como acrescentar uma linha no Access?
Como usar o regente para matar formiga?