A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador. ... Além disso, o jogo de luz conduz o olhar do espectador à cena principal.
O principal representante da escultura barroca no Brasil é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). O escultor de Ouro Preto (MG) é situado em um período de transição entre o barroco e o rococó. ... A obra foi edificada entre 1633 e 1691 e exibe anjos e pássaros talhados ao estilo do barroco português.
A influência da Igreja Católica é tamanha no estilo barroco, que a escultura é considerada a forma de arte cristã mais difundida pelo movimento. Por meio dessas obras, os escultures pretendiam reforçar a crença dos católicos. ... Desse modo, a escultura barroca consegue inaugurar uma linguagem única na maneira de esculpir.
Suas características são: o predomino das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
15 curiosidades que você vai gostar
A escultura barroca apresenta grande diversidade de temas. Há esculturas ornamentais, alegóricas ou mitológicas, e retratos, especialmente em igrejas e túmulos. O material mais usado é o mármore, do qual se aproveitam todas as possibilidades de cor e textura. O bronze é o segundo material mais utilizado.
As imagens sacras que produziu se caracterizam pela cores, leveza, simplicidade e dinamismo. Grande parte de sua obra encontra-se nas cidades mineiras de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João del Rei, Mariana, Sabará e Congonhas do Campo.
Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.
Principais características da arquitetura barrocaforte presença de espaços e formas ovais, que trazem a ideia de centralização;uso da cruz grega, que identifica o cristianismo;fachadas convexas ou côncavas, que reforçam a ideia de movimento;uso de colunas tortas e de arcos;
O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
Uma das principais características da pintura barroca era o uso da luz direcionada a imagem central. A luz não aparecia de forma natural e direcionava o olhar do expectador ao destaque do quadro.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Arte barroca brasileira: características
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
Principais características:
- Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas. - Forte influência das ideias filosóficas do iluminismo, principalmente as ligadas à razão.
Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira.
Mestre Ataíde foi um dos principais nomes do barroco-rococó mineiro do início do século XIX. Sua arte compreende o douramento e encarnação de imagens, os trabalhos em talha, pintura sobre painéis, pinturas de forros de igrejas etc. Empregava cores vivas, principalmente o azul.
No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes de madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores, oratórios, presépios e outros elementos decorativos.
Antônio Francisco de Lisboa, Aleijadinho, foi um dos maiores representantes das artes plásticas do Barroco no Brasil. Seu estilo se baseava no Rococó (caracterizado pelo clássico e pelo gótico) e utilizada a pedra-sabão e a madeira para elaborar suas obras.
O que caracteriza a arte barroca é a predominância da emoção, da monumentalização (grandiosidade e opulência da arte) e a dramatização. A arte barroca buscava provocar no homem a emoção e o sentimento que o levaria o mais próximo possível de Deus.
As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores. ... A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Qual símbolo era usado por Apolo na mitologia grega?
Qual é o melhor adubo para frutiferas?
Como se calcula a multa do artigo 477 da CLT?
O que significa o rio Jordão na Bíblia?
Como tratar cabelo embaraçado?
O que vc sentiu um dia antes do parto?
O que significa a placa confluência à esquerda?
Quais as principais funções das argamassas?
Como copiar parte do texto de uma célula do Excel?
O que é contrato preliminar no direito civil?