O volante do motor é uma peça do sistema de embreagem, conectado ao eixo de manivelas, que tem a função de amortecer os movimento bruscos dos pistões e de garantir uma rotação suave ao virabrequim- que tende a vibrar e esticar conforme acontecem as explosões da combustão.
O volante do motor é a parte do motor que transfere o torque obtido na cambota (virabrequim ou eixo de manivelas) para caixa de velocidades. Também é responsável por absorver vibrações do motor e manter estável (ou dificultar oscilações) da marcha lenta.
Assim, é preciso dar um passe, ou seja, retificar o volante, tanto na área de contato com o disco quanto na de fixação da carcaça. Além disso, é importante fazer, também, o balanceamento da peça.
Volante. Entre os primeiros carros fabricados no mundo era comum a mudança de direção por meio de alavancas, como lemes de barcos. ... O funcionamento do volante é muito simples e é o movimento imposto pelo motorista que será transmitido posteriormente às rodas, determinando a direção do deslocamento.
Uma delas é a partida do motor, pois no volante é que está instalada a cremalheira, aquela engrenagem que circunda todo o perímetro do volante. ... A outra função é transmitir o torque do motor para o câmbio, pois é nele que se fixa a embreagem dos câmbios mecânicos ou o conversor de torque, nos automáticos.
37 curiosidades que você vai gostar
Um sinal que aponta problema no volante, é a percepção de vibrações no motor e no câmbio durante a marcha lenta. Essas vibrações são causadas pela força da combustão que gera o torque no virabrequim. Elas são transmitidas pelas embreagens até o câmbio.
Talvez você não tenha reparado, mas, atualmente, a maioria dos carros tem volante de três raios. Outro ponto curioso é que, em muitos veículos, esse componente não é mais perfeitamente circular: modelos com a base achatada também se tornaram comuns.
São, basicamente, dois. O mais comum é o volante SMF ou mono-massa, também chamado de volante de motor rígido. É o mais simples mas também o mais o menos comum na atualidade.
Um volante de inércia é um elemento mecânico antigo e bem conhecido, que adiciona uma inércia a um sistema de modo a armazenar energia cinética quando em movimento rotacional.
Serviços como a retifica de volante de embreagem representam uma alternativa eficiente e econômica de recuperar o desempenho de um motor. O procedimento dispensa a realização de investimentos maiores, como seria o caso da compra de novas peças para o motor.
Retifica do volante do motor consistem em retirar superficialmente material da face de contato do volante com o platô para que ele fique desempenado, e fazendo com que o mesmo e original volte com as características de fabrica novamente.
Volante. Jogador de pouca qualidade técnica, que atua defensivamente no meio-campo, cabeça de área. A linha acima tem definições clássicas sobre o volante no futebol brasileiro. Termo utilizado no país há muitas décadas para designar os jogadores com maior responsabilidade de marcação no meio-campo.
O Retentor do Volante fica localizado entre o câmbio e o motor, sua função é de vedar o óleo do motor e também para fixar a embreagem do motor.
Veja só!Mecânica. Esse modelo era comum nos automóveis antigos e ainda se faz presente na maioria dos carros populares hoje. ... Hidráulica. ... Elétrica. ... Eletro-hidráulica.
Figura 12 – Funcionamento do motor Diesel 4 tempos: a) admissão; b) compressão; c) combustão; d) escape.
PRINCIPAIS COMPONTENTES MÓVEIS DO MOTOR.5.1. PRINCIPAIS COMPONENTES DO MOTOR. Figura 5-1: Motor a combustão interna, alternativo, e alguns dos seus componentes. ... 5.2. VÁLVULAS. ... 5.3. EIXO COMANDO DE VÁLVULAS. ... 5.4. MOLAS DE VÁLVULAS. ... 5.4.1. MOLA HELICOIDAL SIMPLES. ... 5.4.2. MOLA DE PASSO VARIÁVEL. ... 5.4.3. MOLAS DUPLAS.
No interior do terminal de direção fica o pivô. Ele funciona como a ligação entre o chassi do automóvel e o sistema de suspensão. Portanto, além de transmitir o movimento do volante para as rodas, o terminal também atua na suspensão do veículo. Assim, ele possui dupla importância.
Volante de direção: Peça indispensável em veículo, é o primeiro componente do sistema de direção, sendo controlado totalmente pelo motorista.
O formato angular facilita a visualização da posição da direção e isso é importante quando o carro desliga o piloto automático e a pessoa assume o volante novamente.
Estes são os sintomas que podem indicar que precisa de substituir o volante bimassa. Barulho. Se ouvir algum barulho tipo "chocalho" ou de som metálico a "bater", provavelmente será do bimassa, estes ruídos podem ser bastante altos e deverá efectuar a substituição do volante bimassa. Patinar. ... Vibrações.
O desgaste e durabilidade dessa peça depende do modelo do motor e também da sua utilização e manutenção. Temos clientes proprietários de modelos da Nissan, Frontier e Xterra com motor MWM 2.8 , que chegaram a 160 mil km. Por outro lado, já vimos também casos de donos de VW Amarok trocando a peça antes dos 80 mil km.
Qual é a função do volante bimassa? O volante bimassa transmite o binário do motor ao prato da embraiagem e ao disco da embraiagem. O seu principal objetivo é isolar as vibrações torcionais geradas pelo motor, evitando que sejam transmitidas ao sistema de transmissão.
Quando se considera taquipneia?
Como identificar infrator de multa?
Como saber a propriedade da multiplicação?
Como saber a marca da lente do óculos?
Como diagnosticar Enterococcus?
Como saber se é a nova gasolina?
Por que preciso saber meu tipo sanguíneo?
Como saber a tonicidade das palavras?
Como saber a tipologia do texto?
Como respirar melhor após rinoplastia?
Quais são os tipos de incontinência urinária?
Como melhorar o sono dos idosos?
Como estudar o Connected speech?
Como melhorar o tempo nos 10km?