As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As principais características das plantas são: Células eucariontes: núcleo delimitado por membrana nuclear; Seres autotróficos: produzem o seu próprio alimento; Fotossintetizantes: realizam fotossíntese, o processo para obtenção de alimento e energia.
As plantas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas.
E as características gerais do Reino Vegetal são: São todos eucariontes, ou seja, apresentam núcleo bem definido e delimitado pela carioteca (tipo de membrana) e possuem organelas membranosas. Todos são autótrofos, ou seja, são capazes de produzir sua própria matéria orgânica como fonte de energia.
Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é: a) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. ... b) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo.
42 curiosidades que você vai gostar
Para agrupar os seres vivos em reinos são usados critérios de classificação, que são: o tipo de célula (procariota ou eucariota), se o organismo é capaz ou não de fabricar o próprio alimento (autotrófico ou heterotrófico) e a quantidade de célula (unicelular ou pluricelular).
Briófitas são plantas com porte médio e possuem pólen como forma de reprodução. As briófitas e pteridófitas são vegetais que se reproduzem por metagênese, alternando as fases de esporófito e gametófito. ...
O reino animal, também conhecido como Reino Animalia ou Metazoa, é o grande conjunto de seres vivos formados por heterótrofos por ingestão, ou seja, seres que não produzem seu próprio alimento e precisam ingeri-lo. Essa característica os difere das plantas, que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.
O reino monera engloba todos os seres vivos unicelulares (possuem apenas uma célula), procariontes (não possuem a carioteca), anaeróbicos ou aeróbicos.
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra. ...
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
→ Reino Plantae ou Metaphyta: inclui organismos multicelulares, eucariontes e, com exceção das plantas parasitas, autotróficos, ou seja, que produzem seu alimento. Como exemplo, podemos citar as hepáticas, as avencas, os pinheiros e os ipês.
As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) possuem vasos condutores, já as plantas avasculares ou não vasculares (Briófitas) não dispõem de vasos.
Os vegetais que fazem parte do Reino Plantae são organismos eucariontes, multicelulares, autotróficos e fotossintetizantes.
As plantas são também abrigo para uma série de seres vivos, como é o caso de alguns animais. Além disso, estão relacionadas com outras funções importantes, como liberação de oxigênio para a atmosfera, captação de gás carbônico, além de evitarem a erosão e ajudarem a regular a umidade relativa do ar.
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.
Bactérias e cianobactérias são organismos representantes do Reino Monera.
O reino Protista é um grupo muito diversificado, dentre suas características, podemos destacar: São eucariontes, apresentando, assim, núcleo delimitado pela carioteca e organelas membranosas; ... Organismos pertencentes a esse reino podem ser de vida livre ou viver em simbiose com outros organismos.
As arqueas (arqueobactérias) são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas. ... A maioria das arqueas são autotróficas quimiossintetizantes, enquanto as bactérias podem apresentar diversos tipos de vida.
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Animais são todos os organismos multicelulares, eucariontes (ou seja, suas células possuem uma membrana nuclear individualizada e diferentes tipos de organelas) e que têm nutrição heterotrófica (são incapazes de produzir o seu próprio alimento).
O Reino Animalia é definido segundo características comuns a todos os animais: organismos eucariontes, multicelulares, heterotróficos, que obtêm seu alimento por ingestão de nutrientes do meio. ... Assim, a reprodução sexuada sempre está presente nos ciclos de vida dos animais.
Por meio das gimnospermas, pela primeira vez na história evolutiva das plantas, aparecem a semente e a flor. As flores desses vegetais são chamadas de estróbilos ou pinhas e são polinizadas pelo vento.
O néctar das flores atrai insetos, pássaros e até morcegos, que, ao visitarem as flores, podem realizar a polinização, a qual consiste no transporte do pólen das antenas para o estigma de uma flor.
Posteriormente, surge o grupo das samambaias e licófitas (antigamente referidas como pteridófitas), as primeiras plantas a apresentarem tecidos vasculares conhecidos como xilema e floema. Estes tecidos foram os responsáveis pelo sucesso das plantas na colonização do ambiente terrestre.
Que lingua se fala na tunisia?
Quem emite nota fiscal de remessa para conserto?
Como a contabilidade pode servir de instrumento de gestão para tomada de decisão nas empresas?
Quanto custa um Scania 540 0km?
Qual a relação da ciência com a religião?
O que é fuga é esquiva exemplos?
O que representa o galo na Maçonaria?
Qual o produto que uso para combater fungos da plantacao de alfaces?
O que não se mede não se pode melhorar?
Qual é melhor Cambridge ou Harvard?
Qual o foco principal da Higiene Ocupacional?
Quais são os principais fatores de sucesso de um projeto?
Como circula a corrente alternada?
Tem veneno no espinho do baiacu?