Nas palavras de Skinner (1938), “a discriminação é o acúmulo das pequenas diferenças que são em si mesmas propriedades do comportamento original do organismo” (p. 170). Spence (1936) parte de princípios semelhantes aos de Skinner (1938) para discutir a natureza do estabelecimento da discriminação.
A discriminação operante é um processo comportamental básico dos organismos no qual ocorrem respostas específicas apenas na presença de determinados estímulos. Assim, cada estímulo ocasiona uma resposta específica.
Sidman e Tailby (1982) definem a discriminação condicional como uma relação entre estímulos que pode ser descrita pela expressão “se... então...”. Isto é, se A, então B. Segundo Sidman e Tailby (1982) e Sidman et al.
Tratamento de uma pessoa diferente e desigual por causa de raça, sexo, país de origem, cor, idade, incapacidade física ou outros fatores.
Uma classe de respostas estabelecida por reforço diferencial, consideradas as propriedades do estímulo presente na ocasião do reforço, é chamada “operante discriminado”, ou seja, um operante definido, em parte, por estímulos discriminativos (Catania, 1999).
32 curiosidades que você vai gostar
Isso acontece devido ao que chamamos de discriminação operante que gera operantes discriminados, isto é, quando o contexto apresenta estímulos discriminativos a probabilidade de que o comportamento (operante discriminado) ocorra aumenta, pois em situações semelhantes no passado este levou a apresentação de reforçador.
Os contextos onde existe probabilidade de uma determinada resposta ser reforçada são chamados estímulos discriminativos, ou SD; os contextos onde não existe a probabilidade da resposta ser reforçada, são chamados estímulos delta, ou S∆.
Comportamento respondente é uma relação fidedigna na qual um determinado es- tímulo produz uma resposta específica em um organismo fisicamente sadio. O respon- dente não se define nem pelo estímulo nem pela resposta, mas sim pela relação entre ambos.
No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.
O que foi o regime de servidão?
Como funciona o robô de vendas?
Qual é a matéria prima do sabão em pó?
O que é resgate automático no Banco do Brasil?
Como vai ser o processo seletivo do Ifes?
Para que serve o roteador Intelbras?
Quanto tempo pode durar um contrato de trabalho temporário?
Como saber se fui aprovada no Enem 2020?
Como saber se passei para segunda fase Fuvest?
Quanto tempo dura o repelente na pele?
Como deve se visualizar os chakras?
Tem rodízio para caminhão hoje?
Como solicitar devolução de IPTU pago em duplicidade?