As principais espécies bacterianas associadas ao desenvolvimento da cárie (bactérias cariogénicas) são Streptococcus mutans (S. mutans), e Lactobacillus spp. 9–12.
As bactérias cariogênicas são capazes de produzir ácidos a partir da fermentação dos carboidratos da dieta (acidogênicas) e de sobreviver em meio ácido (acídúricas). Outra característica seria a capacidade de adesão às estruturas dentárias.
Uma das principais bactérias causadoras da cárie é a Streptococcus mutan. Os cientistas sabem, no entanto, que existe uma segunda bactéria nociva chamada Streptococcus sobrinus que acelera a cárie dentária em algumas pessoas, mas muito pouco se sabe sobre esse micróbio.
Dentre os carboidratos fermentáveis, a sacarose tem sido universalmente indicada como a mais cariogênica, sendo também o açúcar mais presente na dieta familiar em quase todo o mundo36. A sacarose é o alimento cariogênico mais importante e mais amplamente utilizado pelo homem.
A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans. Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal, a freqüente ingestão de alimentos açucarados, etc.
15 curiosidades que você vai gostar
Comer muito açúcar e não escovar o dente são, sem a menor sombra de dúvida, os grandes culpados pelas cáries. Como a placa bacteriana é o estopim que leva à cárie, dificilmente alguém que se alimente de maneira equilibrada e tenha uma boa higiene desenvolverá a encrenca.
A cárie é uma doença bacteriana cujo agente principal é o Streptococcus mutans que produz um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário. Existem também o Lactobacillus sp e a Actinomyces sp que juntos ao Streptococcus mutans danificam as estruturas dentárias.
A sacarose é o açúcar menos cariogênico.
Alimentos cariogênicos
Além de conter carboidratos fermentáveis, eles são capazes de reduzir o pH salivar – o que também estimula a formação de cáries. Pertencem a esse grupo: doces, bolachas, salgadinhos, pães, sucos de frutas, refrigerantes e outros.
Quanto à capacidade in vitro dos estreptococos do grupo mutans na produção de ácidos frente aos diferentes açúcares, a sacarose apresentou-se potencialmente mais cariogênica em razão da maior redução do pH do meio ao longo do período de incubação, seguido pelo meio acrescido de lactose.
Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.
Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.
Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.
Os fatores de virulência podem ser definidos como as características que tornam um microrganismo patogênico. Assim, o estudo dos fatores de virulência de bactérias cariogênicas tem contribuído para a compreensão dos mecanismos moleculares da patogenia da cárie.
Caracterizada por um processo progressivo de desmineralização, afeta os tecidos dentários mineralizados. É considerada a doença oral mais prevalente e a principal causa de perda dentária na população. O processo carioso está relacionado a uma qualidade de vida reduzida, por isso sua importância.
Curva de Stephen é um gráfico que demonstra a variação do pH de nossa cavidade oral de acordo com o tempo após a ingestão de sacarose.
Alimentos pegajosos como balas e doces dificultam a higienização e tem alto potencial cariogênico.
Pode-se considerar os alimentos à base de proteínas como cariostáticos (ex. peixes, carnes, ovos etc.) e os alimentos à base de carboidratos como cariogênicos (pão, bolo, bolachas e doces, refrigerantes etc.).
Alimentos ricos em carboidratos simplesMel, açúcar e xarope de milho;Arroz branco e massas refinadas;Certas frutas, como por exemplo: melancia, abacaxi e banana;Alguns tipos de vegetais: abóbora, batata, beterraba e outros;Açúcar comum;Açúcar demerara;Chocolate;Pipoca;
Por outro lado, existem alimentos não cariogênicos, que quando ingeridos não são metabolizados pelos microrganismos da placa presente nos dentes e não provocam uma diminuição significativa do pH. Estes alimentos são pobres em carboidratos fermentáveis, como é o caso das carnes, peixes, ovos, legumes e frutas frescas.
Alimentos Não Cariogênicos ou Menos Cariogênicos:Alimentos Não Cariogênicos ou Menos Cariogênicos são aqueles que contêm uma quantidade aceitável de açúcar na sua composição. Porém não devem ser consumidos em excesso.
A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, através de seus tam- pões, mucinato/mucina, HCO3 / H2CO3 e HPO4 / H2PO4, que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases, mantendo a integri- dade dos dentes e da mucosa bucal18.
Biofilmes podem ser definidos como comunidades microbianas sésseis altamente estruturadas, embebidas em uma matriz polimérica extracelular, a qual possibilita a aderência irreversível a superfícies bióticas e abióticas.
Para que a placa bacteriana dentária exerça seu potencial cariogênico, através do metabolismo microbiano, precisará utilizar carboidratos fermentáveis com uma determinada freqüência, produzindo ácido, durante um determinado tempo, capaz de causar uma lesão de cárie.
É uma doença multifatorial, que depende da interação de três fatores principais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota e a dieta consumida. Atualmente, considera-se o tempo como um quarto fator essencial para o desenvolvimento da cárie.
Como solicitar Carta de Quitação de imóvel caixa?
Como tirar o nome da conta da Enel?
Como fazer solda de estanho em placa?
Como emitir CND de obra pelo E-cac?
Onde surgiu a liberação miofascial?
Quem pode ser isento de pagar IPVA?
Como solicitar função crédito Nubank?
Não tem internet no meu bairro?
O que fica em cima do esôfago?
O que fazer à noite no Pelourinho?