As atividades de recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega até a entrada nos estoques.
Os principais Tipos de Custos Logísticos podem ser divididos em:
Analisando o organograma funcional de um almoxarifado podemos resumir as suas principais atribuições:
Tudo o que você precisa saber
O objetivo é garantir materiais da mais alta qualidade com o menor preço e a devida consideração aos termos e prazos de entrega.
1. Saiba quais são os 7 principais custos logísticos
Recebimento De acordo com Souza, (2011), a função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no pedido de compra, como descrição do produto, quantidade e data da entrega. O fornecedor, no momento da entrega, é um cliente para o setor de
II - Recebimento: é o ato pelo qual o material encomendado e entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor.
Em tempos de logística 4.0, insistir em um processo manual para o recebimento de materiais no seu estoque pode ser um ponto negativo, pois as tendências do mercado já apontam para algo muito mais sistematizado. É o caso do sistema WMS, que permite uma implementação modular para automatizar e gerir todos os desafios citados acima.
A análise do Fluxo de Recebimento de Materiais permite dividir a função em quatro fases : 1a fase – entrada de materiais ; 2a fase – conferência quantitativa; 3a fase – conferência qualitativa; 4a fase – regularização;