Ouça em voz altaPausarSinartroses: são as articulações fibrosas que se situam entre um osso e outro. Sua principal característica é a falta de mobilidade, pois elas são fixas. Exemplos dessa sarticulações são as presentes no crânio, dentes e maxilar. Anfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis.
Ouça em voz altaPausarUma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que contribui para que uma deslize livremente sobre a outra. Como por exemplo os joelhos, cotovelos e as articulações dos dedos.
Ouça em voz altaPausarDe acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Ouça em voz altaPausarOs ossos do crânio estão ligados de forma que não permitem movimentos. É formado por articulações fixas ou suturas, caracterizando a sinartrose. Outro exemplo é a articulação entre as costelas e o osso esterno, a movimentação quase não ocorre.
Ouça em voz altaPausarA configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível. Por exemplo, as articulações do ombro, que têm um formato de esfera e soquete, permitem rotações para dentro e para fora, bem como os movimentos dos braços para frente, para trás e para os lados.
Ouça em voz altaPausarEla conecta os ossos do esqueleto humano aos outros ossos e cartilagens. Isso acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, dentre outros. Portanto, podemos dizer que a articulação é o ponto de encontro entre os ossos, possibilitando os movimentos do corpo.
Ouça em voz altaPausarEmbora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).
Para isso, confira abaixo alguns elementos que fazem parte das articulações: 1 a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico); 2 os ligamentos (estruturas fibrosas); 3 a cápsula articular (membrana fibrosa); 4 a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial); 5 os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).
Como as articulações são classificadas? A princípio, as articulações devem ser classificadas a partir do grau de movimento e pelo tipo de tecido interposto. Com relação ao grau de movimento, tem-se: Sinartroses: são articulações imóveis que oferecem fundamentalmente estabilidade;
É o tipo de articulação mais facilmente encontrada no corpo- principalmente nos membros- com elevado grau de mobilidade, por isso é classificada como diartrose. Possui uma estrutura anatômica mais complexa do que as fibrosas e cartilaginosas.
Curiosidades sobre as articulações 1 A Artrologia é a ciência que estuda as articulações. 2 Reumatismo é um conjunto de doenças relacionadas com o esqueleto, os músculos e as articulações. Por exemplo, a gota, a... More ...
O que é que produz o choque a tensão ou a corrente?
Como reduzir o tamanho de uma URL?
Como lidar com uma namorada mimada?
Como transformar um texto narrativo em texto dramático?
Como levar as alianças até o altar?
Como transformar link em PDF no celular?
O que a empresa não pode exigir do funcionário?
Como recuperar uma chamada gravada?
Como lidar com pessoas ruins no ambiente de trabalho?
Como faço para regularizar o documento da minha moto?
Como saber o E-mail do meu Orkut?
Como faço para revender a marca Carinhoso?
O que fazer para ficar sóbrio?
Como saber em qual marcha está na moto?
Como recuperar tamanho original HD?
Como mudar o tamanho da página no AutoCAD?