Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
Por exemplo, dada a equação:
Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de igual e os valores constantes do outro lado. Contudo, é importante observar que a mudança de posição desses elementos deve ser feita de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Três passos para resolver uma equação do segundo grau
No caso das frações, devemos reduzir os denominadores ao mesmo valor, aplicando o cálculo do mínimo múltiplo comum (mmc). Depois de calculado, devemos dividir o novo denominador pelo anterior e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.
O que é uma equação de primeiro grau? ... Sempre que há letras e números separados por um sinal de igual, temos uma equação. A equação 3x + 1 = 10, por exemplo, é uma equação de 1º grau, com uma incógnita apenas. De 1º grau, porque a única incógnita presente (x) tem expoente 1, sendo que x1 = x.
Solução: para resolver uma equação devemos deixar somente a letra do lado esquerdo do sinal de igual, ou seja, isolar a letra no lado esquerdo. Para que isso ocorra devemos imaginar a equação como sendo uma balança de pratos que está equilibrada.
Sempre que há letras e números separados por um sinal de igual, temos uma equação. A equação 3x + 1 = 10, por exemplo, é uma equação de 1º grau, com uma incógnita apenas. De 1º grau, porque a única incógnita presente (x) tem expoente 1, sendo que x1 = x.
Se não é o caso, use as regras da álgebra necessárias para isolar a variável em um dos lados da equação. Lembre-se de que tudo o que for feito deve afetar ambos os lados. Substitua o valor da variável isolada na outra equação. É importante que toda a expressão seja afetada pela substitução da variável.
Termos e membros O sinal de igual marca dois membros em uma equação: o primeiro membro, à esquerda da igualdade, e o segundo membro, à direita. Cada produto entre números conhecidos e incógnitas é conhecido como termo. Os termos são separados por adições, subtrações e pelo próprio sinal de igual.
A ideia para determinar-se a solução de uma equação é sempre isolar a incógnita utilizando-se o princípio da equivalência, veja: Utilizando o princípio da equivalência, determine o conjunto solução da equação 2x – 4 = 8 sabendo que o conjunto universo é dado por: U = ℝ.
Montar a equação: Escolher como incógnita x a quantidade de reais que Luísa tem. Quantidade de reais que Luísa tem: x. Quantidade que Eva tem: x + 2. Quantidade que Berta tem: (x + 2) + 2 = x + 4. Quantidade que Ana tem: (x + 4) + 2 = x + 6. 3. Resolver a equação: Escrever a condição de que a soma é 48:
Reescreva a equação colocando todos os termos que possuem incógnita no primeiro membro. Para tanto, utilize a seguinte regra: Trocou de membro, trocou de sinal. Observe o exemplo: O termo 4x está no segundo membro e deve ser colocado no primeiro. Assim, troque 4x de membro trocando também seu sinal:
De posse dessas definições, seguem os quatro passos para resolver uma equação do primeiro grau. Os quatro passos da resolução de equações do primeiro grau. Passo 1 – Colocar no primeiro membro todos os termos que possuem incógnita. Reescreva a equação colocando todos os termos que possuem incógnita no primeiro membro.
Como se fala gringa em inglês?
Qual é mais barato cobertura de vidro ou policarbonato?
Quais as consequências da destruição da floresta amazônica?
Como deixar um look simples chic?
Como solicitar retificação de registro civil?
O que é convergência contábil internacional?
Qual uma latencia boa para jogar online?
Como saber se meus selos são valiosos?
Porque os depressivos se isolam?
Quando o Brasil começou a quebrar?
Quantos anos eu tenho se eu nasci em 1998?
Qual a última geração do processador AMD?
Como saber o tamanho de uma mochila?