As anomalias dentárias de desenvolvimento (ADD) são uma im- portante categoria de variações da morfologia dentária. ... Certas anomalias de forma, como dilacerações, raiz acessória, dente invaginado e taurodontismo, não causam alterações signifi- cativas à saúde bucal do paciente.
Agenesia dentária é o nome do quadro conhecido pela falta de dentes na arcada. É importante notar a situação desde cedo para que o profissional consiga trazer um sorriso completo para o paciente o quanto antes, já que a falta de dentes prejudica estética e funcionalmente a qualidade de vida.
A anodontia, uma anomalia genética, pode ser a causa da ausência dos dentes.
Agenesia dental: a falta de um ou mais dentes na arcada pode ter causa genética. A falta de um ou mais dentes na arcada dentária não causa apenas problemas estéticos. Esse quadro pode prejudicar a mastigação e até a deglutição, por exemplo. No entanto, a ausência de dente não acontece apenas em casos de acidentes.
Agenesia dental é uma anomalia caracterizada pela ausência congênita de dentes, desde que comprovada por meio de radiografias.
As anomalias de tamanho e forma dentária são presença comum na clínica de medicina dentária. Entre elas existe a microdontia que é das anomalias mais frequentes e é uma condição em que os dentes são menores do que o tamanho normal, podendo envolver todos os dentes, ser limitado a um único dente ou um grupo de dentes.
Outro processo de anomalia dentária que se assemelha à fusão é a concrescência dentária. A concrescência é a união de dois dentes adjacentes que já possuem as coroas dentárias formadas. Os dentes são unidos somente pelo cemento dentário, mantendo de fora a dentina dentária.
A última fase de formação dos dentes é chamada de fase da raiz. É nela que, como o próprio nome sugere, acontece a formação da raiz radicular. Além disso, é nessa fase que ocorre a erupção do dente. Assim, é nessa etapa que você finalmente consegue ver o seu dente nascendo e crescendo. Por isso, pode começar a sorrir e mostrar seus dentes!
Fusão dentária é um tipo de anomalia dentária caracterizada pela união de dois germes dentários, ou seja, pela união de dois ou mais dentes durante o crescimento.
As alterações dentárias causadas por fatores ambientais dividem-se em causas locais (infecção, trauma, radioterapia, idiopáticas) e gerais (distúrbios sistêmicos e/ou determinadas geneticamente). Hipoplasia do esmalte: clinicamente se apresenta como fossetas ou sulcos na superfície do esmalte, ou na espessura de todo o esmalte.