Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13.º e último presidente, Washington Luís, e impedindo a posse do presidente eleito em 1.º de março de 1930, Júlio Prestes.
Seu suicídio causou grande comoção popular, repercutindo nas forças políticas da época. ... Segundo historiadores, com esta atitude drástica ele conseguiu adiar por dez anos um golpe militar que poderia ter eclodido em 1954. Getúlio Vargas foi um presidente ambíguo.
Está sepultado no Cemitério da Paz em São Paulo.
Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.
A eleição para a presidência da República foi realizada no dia 1 de março de 1930, um sábado de carnaval, e foi vencida por Júlio Prestes, (chamado, pela imprensa de "Candidato Nacional") com 1 091 709 votos contra 742 797 dados a Getúlio (Candidato Liberal).
34 curiosidades que você vai gostar
Getúlio Vargas (1883-1954) foi presidente do Brasil. Permaneceu no poder por 19 anos, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Getúlio Dornelles Vargas nasceu na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1883. ...
Com a patente de sargento, Getúlio participou da Coluna Expedicionária do Sul, que se deslocou para Corumbá, em 1902, durante a disputa entre a Bolívia e o Brasil pela posse do Acre.
De acordo com a Constituição de 1891 que vigorou durante toda a República Velha (1889-1930), o direito ao voto foi determinado a todos os homens com mais de 21 anos que não fossem analfabetos, religiosos e militares.
1 resposta(s)
O programa de Getúlio Vargas que era transmitido nas rádios brasileira era a hora do Brasil. Diante do resultado, Getúlio Vargas não aceitou e marchou para a cidade do Rio de Janeiro rumo à tomada do poder que iniciou a Revolução de 1930 que teve como desfecho a criação de uma Junta Militar.
Após o exercício da junta governativa, Getúlio Vargas tomou posse como chefe do governo provisório em 3 de novembro de 1930. Com a promulgação da Constituição de 1934, foi eleito presidente da República pela Assembléia Constituinte.
Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo, de quem fui escravo, não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil.
Pensei na frase de Getúlio Vargas ao final de sua carta deixada a nação por ocasião de seu suicídio algo como “Saio da vida para entrar na história”. Ouvindo as palavras litúrgicas, de maneira diversa, o moto é o mesmo: sair de um tipo de existência para outra.
23 de novembro de 1891 - Deodoro da Fonseca renuncia à presidência da República. Você sabia?
Getúlio Dornelles Vargas nasceu no Rio Grande do Sul em 19 de abril de 1882.
A escolha de Vargas para a presidência em 1930 fazia parte de um esforço dos vencedores da Revolução de 1930 para realizar uma transição política no país que pusesse fim à política oligárquica. A ideia era a promulgação de uma nova Constituição para a realização de uma nova eleição presidencial.
Como deixar a tela do PC em 1080p?
O que significa a palavra autorregulação?
Como funciona a Execução no Processo do Trabalho?
O que é Acetoflux e para que serve?
Como espantar pernilongo com álcool?
Como fazer um Sagitário correr atrás?
Qual a função do municípios em relação à saúde pública?
Como amolecer o pincel do esmalte?
Qual a importância da gestão do relacionamento com o cliente?
Quem tá classificado na Copinha?
Qual o alimento que aumenta a ferritina?
Como calcular número rolamento pela medida?
O que diz o artigo 311 do Código penal?
Qual o nome do tecido para fazer saída de praia?
O que a BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe?