Entre essas alterações podemos citar o sistema cardíaco e o respiratório. O miocárdio sofre degeneração muscular com substituição de células miocárdicas por tecido fibroso. Também se observa acúmulo de gordura nos átrios e septo interventricular. Tanto no pericárdio como no endocárdio, ocorre aumento do colágeno.
Com o avanço da idade, uma das consequências é a redução do teor de água no organismo do idoso, o que pode levar à desidratação. Além disso, também há uma redução da massa muscular, o que pode desenvolver a sarcopenia, e uma redução da massa óssea, o que pode desenvolver um quadro de osteoporose.
Envelhecimento individual
O envelhecimento representa a consequência ou os efeitos da passagem do tempo no organismo (envelhecimento somático) e psiquismo (envelheci- mento psíquico).
O envelhecimento biológico pode ser fisiológico (senescência) ou patoló- gico (senilidade). O envelhecimento fisiológico pode ser subdividido em dois tipos: bem-sucedido e usual. No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma robusta, seme- lhante à idade adulta.
Diferentemente do que a maioria acredita, este processo começa por volta dos 20 e poucos anos de idade. Porém a maioria das pessoas começam a notar estas mudanças alguns anos após, geralmente perto dos 30 anos!
34 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, o número de idosos (≥ 60 anos de idade) passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975, e 14 milhões em 2002 (um aumento de 500% em quarenta anos) e deverá alcançar 32 milhões em 2020. Em países como a Bélgica, por exemplo, foram necessários cem anos para que a população idosa dobrasse de tamanho.
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais.
O envelhecimento populacional (ou também chamado envelhecimento demográfico) é um processo social definido a partir da estrutura etária da população. Não deve se confundir nem associar com as caraterísticas o envelhecimento individual.
Embora seja impossível lutar contra o relógio, é importante saber que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco, que agem de forma bem diferente no organismo.
O envelhecimento é um processo gradual e irreversível que provoca a perda funcional e progressiva das funções cognitivas do organismo. É caracterizado por diversas alterações orgânicas, como a redução do equilíbrio, da mobilidade, das capacidades fisiológicas (respiratória e circulatória) e modificações psicológicas.
O envelhecimento é dividido em psicológico e biológico. Na classificação biológica, ele é implacável, ativo e irreversível, e ocasiona vulnerabilidade no organismo com as agressões internas e externas, decorrentes das alterações genéticas e da alteração celular-molecular.
Com o envelhecimento, diminui a massa muscular e a água corporal; com isso, o metabolismo hepático, os mecanismos homeostáticos, bem como a capacidade de filtração e de excreção renal, podem ficar comprometidos.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele.
O envelhecimento intrínseco ou biológico é um processo inevitável, determinado geneticamente, que se produz naturalmente em todo o corpo, incluindo na pele foto-protegida. É exacerbado pelo envelhecimento extrínseco, que por sua vez é induzido por factores ambientais (2).
O envelhecimento primário é o processo natural do envelhecer, tais como cabelos grisalhos, marcha lenta, diminuição da capacidade auditiva e visual etc. O envelhecimento secundário está relacionado a doenças e não necessariamente todos os idosos precisam ter este tipo de envelhecimento.
Verificou-se, conforme destacado por Dias (1998), que existem algumas diferenciações em torno destes conceitos, visto que o envelhecimento é percebido como processo, enquanto a velhice é uma fase da vida, e que a pessoa idosa é o sujeito social que vivencia esse ciclo.
O fenômeno de envelhecimento da população de um país acontece por alguns motivos, tais como:aumento da expectativa de vida ao nascer (tempo de vida);acesso à qualidade de vida (saneamento, saúde e educação);processo de urbanização (deslocamento da população para centros urbanos);
O envelhecimento populacional pode ser explicado por dois fatores-chave: o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade. Nos últimos anos, o mundo assistiu a uma grande elevação da expectativa de vida ao nascer de sua população.
O documento da OMS ao problematizar o envelhecimento ativo toma por base o conceito de atividade, o qual está atrelado a quatro pilares, sendo estes; saúde (bem-estar biopsicossocial), participação (social – cidadania – cultural, espiritual), segurança/proteção e aprendizagem ao longo da vida (aprendizado formal ou ...
Fatores que determinam um envelhecimento ativocuidado com a saúde física;manutenção da atividade cerebral;convívio familiar e social;aprendizado constante;combate do sedentarismo;participação nas questões públicas.
A prática de exercícios é um dos hábitos mais recomendados quando o assunto é saúde. Desse modo, no processo de envelhecimento, esse hábito não pode ficar de fora. Além de manter o corpo ativo, a atividade física contribui para o contato social, que também é bastante importante.
O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.
Envelhecimento intrínseco
O chamado #envelhecimentointrínseco ou cronológico é o processo fisiológico e natural que ocorre devido a queda na produção das fibras de colágeno e elastina, o que diminui a capacidade de renovação celular, conferindo aspecto flácido e sem firmeza à pele.
Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.
Conclusão: Os fatores de riscos intrínsecos para as quedas são os relacionados ao envelhecimento e às limitações do individuo. Os extrínsecos são relacionados ao ambiente, sendo o domicilio o local mais frequente de quedas, principalmente por pisos escorregadios e objetos no chão.
Qual idade não precisa de cadeirinha?
Como cadastrar cargo no eSocial?
Quanto tempo demora para ficar muito forte?
Como se tornar uma pessoa mais séria?
Como preencher FedEx International Air Waybill?
Qual a tabela da segunda divisão?
Qual a diferença entre perdido e extraviado?
Como ficou a tabela do Brasileirão da Série A?
Qual as formas nominais do verbo?
O que aconteceu com os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial?
Como por capas nos destaques do Instagram?
Como colocar uma fonte em um trabalho?
Como preencher carta de autorização de pagamento de crédito sinistro?
Qual o valor da taxa de expedição do documento Detran RS?
O que escrever na carteira de trabalho na demissão?