As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.
O que são Notas musicais:
Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
Em solfejo, as sílabas para representar as notas, de quaisquer escalas, são: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá, Lá sustenido, Si.
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó
Antes de você sair montando acordes com esse tipo de nota, você precisa saber que nota usar.
Não. São sete notas musicais apenas. São doze alturas que consolidam proporções diferentes ao longo do registro de percepção humano e da prática musical. Desde que se consolidou o temperamento em música, no período Barroco, a música ocidental passou a ser organizada com sete notas musicais e doze alturas proporcionais.
42 curiosidades que você vai gostar
Não importa o som em si, só as relações entre os sons. Ou seja: as sete notas musicais não correspondem a sete frequências fixas. E, seja como for, elas sempre são só sete frequências, dentre todas as outras frequências possíveis – existem infinitas frequências.
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis. O simbolo # chama-se sustenido, ele serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural.
Se acrescentássemos alguma nota a esse acorde, por exemplo, a nona, o acorde ficaria: C7M(9). Nesse caso, a nona seria chamada de “nota de tensão”, essa terminologia é muito utilizada em literaturas de teoria musical. Todas as notas que não forem o 1º, 3º, 5º e 7º graus serão chamadas de notas de tensão.
A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.
Quatro Notas - (ré, mi, sol, lá) Peça para aprendizagem - YouTube | Aprendizagem, Atividades de música, Notas.
Só aí são já 240 acordes.
As notas musicais são aquelas que você já conhece independente de saber ler partitura ou não: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Já as FIGURAS DE NOTAS são figuras que vão te mostrar a duração de cada nota que você toca. Imagine por exemplo que você tem que tocar as notas Dó, Ré e Mi em sequência.
Na música ocidental, nos baseamos em sete notas chamadas naturais. Elas formam aquela velha sequência que aprendemos desde a infância, o famoso DO RE MI FA SOL LA SI (DO). O interessante é que essa sequência é cíclica e aparece em quantidades determinadas em cada instrumento.
A base da leitura de cifras
Quebrando em duas linhas você vê que a letra C representa o Dó e logo na sequência as letras seguem em ordem alfabética e as notas seguem a ordem que você provavelmente já conhece: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol = C, D, E, F, G.
Formação do Acorde F para Violão
Para tocarmos o acorde F, Fá Maior, vamos rever quais notas nós precisamos fazer. Vamos à prática, para o acorde de Fá Maior (F): A escala maior é: Fá – Sol – Lá – Si bemol – Dó – Ré – Mi – Fá …e assim continuamos…
Truque para Memorização das Letras Usadas nas Cifras
Por exemplo: A = Lá → AuLA; B = Si → BaCIa (apesar de ser com c, o fonema é o mesmo da nota);
Para formar os acordes contendo a 9ª acrescentada é muito simples: apenas adicione o nono grau ao seu acorde. No caso, normalmente usamos o 2º grau em vez do 9º apenas para facilitar a execução. Aqui no Brasil é mais comum encontrarmos cifras com 9ª do que “add2”.
A9 = A, C#, E, G e B
A Aadd9 não parte de um acorde sétima. A formação do Aadd9 é simplesmente fazer o Lá Maior e acrescentar a nona nota, no caso a nota Si.
Pensando em sonoridade a resposta é: não existe. Agora preciso que você entenda uma coisa, a função do sustenido é elevar o valor da nota natural em ½ tom (1 semitom) e o # pode ser colocado em todas as notas naturais, até no E e no B.
Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental. No piano, as alterações são as teclas pretas, ao passo que as 7 principais notas são as teclas brancas. A diferença de nomenclatura indica a referência à nota acima (sustenido) ou abaixo (bemol).
dó + semitom = dó# ré + semitom = ré# mi + semitom = mi#
Quais os benefícios do catalase?
Quais são os processos de vaporização?
O que é hospitalar sem obstetrícia?
O que é uma igreja neopentecostal?
O que é o processo de fermentação alcoólica?
Quem trabalha 40 horas por semana?
Quais as fases de implementação do sistema de gestão de qualidade?
Como acontece a apreciação da arte visual?
Pode usar papel toalha no lugar de papel manteiga?
Qual a definição de sentido denotativo?
Qual é o material mais resistente do mundo?
O que caracteriza o dano estético?
Como agrupar email por conversas no outlook?
O bebe mexe com quantos meses?