Então descubra abaixo o que são as 7 linhas da Umbanda, para que servem e quais são as principais características das linhas de Oxalá, de Yemanjá, de Xangô, de Ogum, de Oxóssi, de Iori e de Iorimá.
Desde a fundação da Umbanda vários autores se propuseram a decifrar qual seriam as 7 linhas corretas ou quais delas representariam o conceito que valeria para todos, dentre eles Leal de Souza que afirmou que as Sete Linhas simbolizavam Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Iansã, Yemanjá e a Linha de Santo ou das Almas.
Qualidades de Ogum na Umbanda:Ogum Matinata.Ogum Beira-Mar.Ogum de Lei Ogum Yara.Ogum Malê ou Malei.Ogum MegêOgum Rompe-Mato.Ogum Sete-Espadas.Ogum Sete-Ondas.
Dentre os orixás, os mais cultuados nos terreiros de umbanda são:Oxalá: o orixá mais importante, é o criador da humanidade. ... Oxóssi: orixá da caça, identificado com as matas, os animais e as plantas. ... Xangô: orixá da justiça e do trovão. ... Iemanjá: orixá feminina das águas salgadas, Iemanjá é a Rainha do Mar.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
44 curiosidades que você vai gostar
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
As 7 linhas da Umbanda são as linhas dos orixás e suas legiões que os auxiliam no contato com os desencarnados, através de passes, aconselhamentos e trabalhos.
Os Exus de Ogum são, inclusive, bem conhecidos na Umbanda. Eles são: Tranca Ruas das Almas, Exu Veludo, Exu Tira-Toco, Exu Porteira, Exu Limpa-Tudo, Exu Tranca-Gira e, por fim, Exu Tira-Teima. Confira a função e personalidade de cada um no plano espiritual e entre os humanos!
Divindades e entidades
São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.
Ogun é o Orixá lutador, trabalhador e Oxum é habilidosa. A junção dessas energias fortalecerá e incentivará a seguir em frente, a lutar na busca dos objetivos.
No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica. ... Por isso, os negros escravizados passaram a associar muitos dos orixás aos santos católicos, fenômeno cultural conhecido como sincretismo religioso. No sincretismo, São Jorge é associado a Ogum.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Na tradição oral presente nas religiões de matriz africana e com mais afinco nos Cultos de Nação, Ogum é mencionado nos mitos como irmão de Exu e a proximidade desses dois Orixás nessas culturas é tão grande que por vezes as suas representações confundem-se.
"XOROKE É UM OGUM QUE TENDE A CONFUNDIR-SE COM EXU, AGITADO, INSTÁVEL, SUSCETÍVEL E MANHOSO. OGUN MEME - VESTE-SE IGUALMENTE DE VERDE E USA CONTAS VERDES, COMO OGUNJÁ, MAS DE UMA TONALIDADE DIFERENTE.
ASCHTAROTH: sua apResentação é a de um perfeito cavalheiro. Domina os caminhos cruzados, motivo pelo qual é mais conhecido como REI DA SETE ENCRUZILHADAS. Transmite suas ordens a EXU VELUDO e EXU DOS RIOS.
A festa das sete luas ou uma outra maneira de dançar a cultura… Na dança celebra-se a vida, mas também a noite, o fantástico e o maravilhoso: invocam-se os mortos e esconjuram-se os vivos; encantam-se os vivos e encomendam-se os mortos.
Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.
Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.
Linha de Malei - Exu Rei. Linha de Mossurubi - Exu Kaminaloá Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Exu Pantera Negra. Linha Mista - Exu dos Rios/Exu das Campinas.
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. ... Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como “macumba”.
O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!
Se Oxum é sua guia, a sua combinação perfeita é com os filhos de Nanã, Omulu e Oxóssi.
Em que idade nascem os molares?
Qual foi a primeira sociedade do mundo?
Para que serve o veneno Hexazinona?
Como aliviar a dor de cabeça no período menstrual?
Quando foi criado o Tae Kwon Do?
Quanto tempo dura o curso de Aquaviario?
Para que serve a equação de Poisson?
Quando foi criado o método científico?
Quantas leis tributárias existem no Brasil?
Como saber a porta que o MySQL está usando?
Como ativar usuário administrador local?
Porque os anéis de Saturno brilham?
Como recuperar alterações feitas no PDF?
Quanto de cafeína tem no café descafeinado?
Quando vai ter concurso para Polícia Civil MG?
Quem usa óculos pode ser policial militar?
Quantos PlayStation 4 foram vendidos?
O que fazer para não mofar os móveis?