6.1 A palavra de advertência, a(s) frase(s) de perigo, a(s) frase(s) de precaução e o(s) pictograma(s) de perigo devem ser colocados próximos uns dos outros no rótulo do produto químico perigoso.
Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.
Dessa forma, as informações relacionadas a um produto químico específico precisam estar regulamentadas por meio de normas técnicas.
...
A ficha de segurançavermelho é inflamabilidade;azul é risco à saúde;amarelo é reatividade;branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.
Seção 1: Identificação. Seção 2: Identificação de perigos. Seção 3: Composição e informação sobre os ingredientes. Seção 4: Medidas de primeiros-socorros.
Etiquetas para Produtos Perigosos
Deve fornecer informações sobre produtos químicos perigosos à segurança, saúde e meio ambiente. Deve disponibilizar um sistema simples de fácil entendimento e aplicação, nos diferentes locais onde é utilizado. Deve ser compatível com os critérios de classificação previstos pelo GHS.
18 curiosidades que você vai gostar
Os rótulos mostram três informações fundamentais: o símbolo, o nome e a classe do risco. Além da famosa caveira, há círculos em chamas (peróxidos orgânicos), mãos feridas (substância corrosiva) e até um peixe agonizando (substância perigosa para o meio ambiente).
a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.
De acordo com a Norma, alguns elementos são essenciais para que a Rotulagem Preventiva seja feita corretamente, dentre os quais, podemos destacar:a) Identificação e composição do produto químico. ... b) Pictograma(s) de perigo. ... c) Palavras de advertência. ... d) Frase(s) de perigo. ... e) Frase(s) de precaução.
FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos QuímicosSeção 1 - Identificação. ... Seção 2 - Identificação de perigos. ... Seção 3 - Composição e informações sobre ingredientes. ... Seção4 - Medidas de primeiros-socorros. ... Seção 5 - Medidas de combate a incêndio. ... Seção 6 - Medidas de controle para derramamento ou vazamento.
A Norma Regulamentadora Nº 26 (NR-26) determina que esses agentes devem ser classificados quantos aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU (Organização das Nações ...
Portanto, a rotulagem precisa ter os seguintes elementos:a) Identificação e composição do produto químico;b) Pictograma de perigo;c) Palavra de advertência;d) Frase de perigo;e) Frase de precaução;f) Informações suplementares.*Por Ingrid Stockler e Tatyanne Werneck – Colaboradoras da Ius Natura.
A ABNT NBR 14725 constitui parte do esforço para a aplicação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informação de segurança de produtos químicos perigosos.
A NBR 147725-3 tem como foco alinhar as empresas brasileiras ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informações de segurança para produtos químicos perigosos. Flexível, ela considera que cada produto tem uma demanda e processo logístico específico.
Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.
Medidas de controle para derramamento ou vazamentoPrecauções pessoais;Como realizar a proteção do meio ambiente;Quais procedimentos de emergência devem ser tomados;Os melhores métodos de limpeza e coleta do produto;Como deve ser feita a neutralização e descontaminação do local.
Os principais benefícios do uso da FISPQ no ambiente de trabalho são:capacitação dos recursos humanos quanto ao manuseio correto dos produtos químicos e quanto à conduta em casos de emergência;redução dos riscos de doenças e acidentes ocupacionais;minimização das ocorrências de contaminação ambiental;
FISPQ é uma sigla para identificar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos, um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas. O objetivo é evitar acidentes de trabalho ou até mesmo doméstico.
A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos:Identificação e composição do produto químico;Pictograma(s) de perigo;Palavra de advertência;Frase(s) de perigo;Frase(s) de precaução;Informações suplementares.
A sinalização de segurança pode ser composta por diversos itens. Um deles é a pintura de canalizações de acordo com o que a NR 26 determina. As instalações da empresa também devem ter placas que sinalizem emergência, aviso, perigo e obrigações.
NRs – As Normas RegulamentadorasNR 1 – Disposições Gerais. ... NR 2 – Inspeção Prévia. ... NR 3 – Embargo ou Interdição. ... NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho. ... NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. ... NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI.
A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.
O produto é considerado perigoso pelo sistema GHS se atender ao menos um dos critérios estabelecidos pela Parte 2 da Norma, tais como ”Líquido inflamável”; “Corrosivo/Irritante à pele”; “Tóxico para o ambiente aquático”.
A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.
? RÓTULO DE RISCO
Os rótulos de risco têm a forma de um quadrado, colocado num ângulo de 45° (forma de losango), podendo conter símbolos, figuras e/ou expressões emolduradas, referentes à classe/subclasse do produto perigoso.
O rótulo de risco é representado por um losango que apresenta símbolos e/ou expressões emolduradas, referentes à classe do produto perigoso, conforme a seção 4 da Norma ABNT NBR 7500:2000.
Como plotar e imprimir no Revit?
Como se defender de um cheque pastor?
O que é decomposição de um numeral?
Como se defender de um jab no boxe?
Como se declarar sendo tímido?
O que fazer para se dar bem em física?
Como declarar que sou independente?
Como funciona um compressor semi Hermetico?
Qual é a função das asas dos insetos?
Como se defender de auto de infração?
Como se defender de cachorro grande?
Como fazer uma declaração diferente?
Como preencher um envelope de carta em branco?
Como era estruturada a sociedade egípcia?