A locação de obra é uma das etapas mais importantes para a garantia da funcionalidade e da qualidade de toda a construção. Qualquer erro durante o seu procedimento, pode causar danos a elementos estruturais gerando trincas, fissuras e até mesmo o colapso.
Um dos grandes problemas associados a um planejamento mal realizado é o hiperdimensionamento da mão de obra. Frequentemente, equipes muito grandes são designadas para atuar em uma mesma tarefa, gerando desperdício de tempo e dinheiro. Com os equipamentos também acontecem problemas similares.
Realizar a locação de obra nada mais é do que demarcar no terreno a posição dos principais elementos da construção, começando pela fundação e alguns elementos estruturais intermediários, sempre seguindo as orientações de projeto.
Antes de construir, é essencial fazer as marcações no lote de onde serão os recuos, fundações, paredes e a posição dos elementos estruturais. Além de posicionar a casa no lote, o gabarito também serve para determinar o nível da construção.
A locação pode ser feita de duas maneiras possíveis: locação por cavaletes e locação por tábuas corridas. Este tipo de locação é indicado para obras de pequeno porte e com poucos elementos a serem locados. Sua principal vantagem é a menor quantidade de material (estacas e tábuas) utilizado.
22 curiosidades que você vai gostar
Uma locação topográfica normalmente é dividida em 4 etapas.Levantamento topográfico do terreno onde a obra será realizada;Elaboração da planta topográfica do terreno;Criação do projeto da obra sobre a planta e;Locação do projeto em campo.
Podemos efetuar a locação da obra, nos casos de obras de pequeno porte, com métodos simples (utilizando o nível de mangueira, régua, fio de prumo e trena), sem o auxílio de aparelhos, que nos garantam certa precisão.
O gabarito é um cercado de madeira construído com objetivo de auxiliar na marcação dos eixos das paredes e fundações. Ele permanecerá na obra até que seja feita a primeira fiada da parede.
O topógrafo pode então fazer a marcação de todos os eixos necessários no gabarito. Pode-se fazer a marcação de eixos auxiliares como paredes de divisa, para posterior conferência.
Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância na construção. Ela consiste em medir e assinalar no terreno a posição dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto.
Quando o terreno tiver caimento elevado, a tabela passará a ser feita em degraus, acompanhando a configuração do mesmo, mas sempre em planos horizontais nivelados (AZEREDO, 1997).
As principais consequências de um projeto mal compatibilizado ou sem compatibilização são: Custos adicionais não previstos na construção. Atraso no cronograma de entrega do empreendimento. Redução da qualidade do empreendimento (improvisos em obra)
Como consequência, podem ocorrer problemas relacionados a acidentes no trabalho, serviços mal executados, falta de colaboradores etc. ... Quando há um maior acompanhamento da mão de obra, é possível preencher as lacunas que surgem e implementar cursos ou tecnologias para otimizar o trabalho, por exemplo.
Aumento do consumo de energia
O consumo de energia de um município pode aumentar consideravelmente com a chegada de novas edificações. Além disso, existe muito desperdício de energia nos canteiros de obra, com maquinário ligado enquanto não está sendo usado, por exemplo.
O que é o Gabarito da Obra? A etapa do gabarito da obra vem após a montagem do canteiro de obras no terreno limpo e terraplanado. Também chamado de locação da obra, nessa fase é possível ter uma noção do tamanho da casa e de seus cômodos, ou seja, é um momento fundamental para garantir a segurança de sua construção.
Para criar um gabarito do Microsoft Word:Siga as instruções fornecidas com o Microsoft Word para criar um gabarito.Utilize as ferramentas Formulários do Microsoft Word para criar um formulário.Crie os campos para as propriedades do tipo de conteúdo para o qual você está criando o gabarito.
Como fazer gabarito de obra, é simples e feito com pontaletes, tábuas de 15 cm ou 20 cm de largura e pregos. Além disso, para marcação será feita com linha de nylon bem resistente ou arame recozido. Isso, para marcar os cruzamentos e para transferência das medidas do projeto, para o terreno.
A primeira dica para fazer o gabarito da prova é pensar em um modelo que tenha, obrigatoriamente, cinco elementos: a identificação do aluno, a identificação da prova, a data da avaliação, a classe do estudante e a lista de questões com as respectivas opções de respostas dos estudantes (também conhecido como gabarito).
Confira abaixo!Separe 30 minutos para marcar o gabarito. Primeiramente, é fundamental estabelecer um tempo específico da prova apenas para passar as respostas para o gabarito. ... Deixe as respostas bem visíveis. ... Assinale durante a prova. ... Marque pontinhos pequenos. ... Improvise uma régua.
Passo 1: Limpeza do terreno. ... Passo 2: Acompanhamento profissional de topografia. ... Passo 3: Definir as referências. ... Passo 4: Marcação do gabarito. ... Passo 5: Execução do gabarito. ... Passo 6: Execução das tabeiras. ... Passo 7: Ajustar a locação de obra. ... Passo 8: Marcar os elementos no gabarito.
O eixo das estacas é transportado para o terreno por meio do prumo de centro obtendo-se a marcação do local onde a mesma será construída. A escavação é feita com a utilização de um trado e iniciada na parte mais baixa do terreno.
Qual faculdade para ser um historiador?
Qual o conceito de segurança digital?
Quem tem direito auxílio doença?
Quanto custava 1 Bitcoin em 2012?
Qual a função de Maria Padilha?
Qual a unidade de desvio padrão?
Como por mira automatica no cs go?
Como tirar o sublinhado do LibreOffice?
Vai ter 6 temporada de Sabrina?
Quanto custa Range Rover Vogue 2022?
Quais são as fases de intoxicação?
Quando emitir CTe ou nota fiscal de prestação de serviço de transporte?
Qual foi a primeira religião no mundo?