As duas últimas costelas falsas (11-12) também são chamadas de costelas flutuantes. Estas são costelas curtas que não se prendem de forma alguma ao esterno. Em vez disso, suas pequenas cartilagens costais terminam dentro da musculatura da parede abdominal lateral.
Costela atípica – 1ª, 2ª, 11ª e a 12ª são diferentes das costelas típicas, a 1ª costela é achatada e o tubérculo funde-se ao ângulo; o corpo da 2ª costela possui uma tuberosidade para fixação do músculo serrátil anterior; a 11ª e a 12ª costelas não possuem colo e tubérculo e a 12ª costela é mais curta que a maioria.
As costelas falsas (vertebrocondrais) consistem nas costelas VIII, IX e, às vezes, a X, nas quais suas cartilagens unem-se à cartilagem das costelas acima delas, portanto, a conexão com o esterno é indireta.
Traumatismos no tórax por acidentes automobilísticos, quedas, prática de esportes ou agressões; Situações que provocam impactos repetitivos nas costelas, devido a tosse, em esportistas ou durante a realização de trabalhos com movimentos repetitivos; Tumor ou metástase nos ossos.
Costocondrite (dor no esterno): o que é, sintomas e tratamento. A costocondrite é a inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno, que é um osso encontrado no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela.
Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Já a região superior do abdômen aloja os seguintes órgãos protegidos pelas costelas: fígado, rins, pâncreas, estômago e baço. Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras.
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.
Qual a importância dos minerais na natureza?
Quais são os engenheiros mais bem pagos?
Para que serve a hospedagem de um site?
São exemplos de direitos sociais?
Qual o prazo para realizar a citação?
Quem está amamentando pode usar o gel redutor Hinode?
Como bloquear o número de alguém na Claro?
Qual é o continente que mais sofre com a escassez de água?
Qual o poder de um vampiro original?
Como funciona uma investigação do Ministério Público?
Onde é feito o resfriamento do leite?
Como transferir minha diretoria de ensino?
Porque meu queijo ficou borrachudo?
Porque o branco dos olhos ficam amarelos?
Como criar um organograma no word 2016?