Próclise Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ... Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.
1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc. Ex.: Não se esqueça de mim.
PALAVRAS ATRATIVAS
Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.
O “se” aí é um pronome que indica indeterminação do sujeito. Se modificarmos a frase para introduzir nela uma conjunção subordinativa, veremos que o pronome “se” muda de lugar em relação ao verbo: “Como se sabe que o Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, decidimos passar as férias lá”.
Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.
40 curiosidades que você vai gostar
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
De acordo com a gramática, a conjunção subordinativa "porque" atrai o pronome oblíquo átono "o". Trata-se de um dos casos de próclise (ocorrência em que o pronome oblíquo antecede o verbo).
A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.
Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. São elas: Palavras de sentido negativo: Você nem se preocupou com meus problemas!
...
Ênclise Quando o verbo iniciar a oração. Ex. ... Com o verbo no imperativo afirmativo. Ex. ... Com orações reduzidas de gerúndio ou de infinitivo.
Próclise é quando o Pronome Oblíquo Átono é posicionado antes do Verbo. O uso de Próclise é recomendado: ... Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: Ele está me ajudando muito.
A mesóclise deve ser usada em duas situações:Orações em que o verbo esteja no futuro do presente. Exemplo: Ouvir-te-ei sempre que quiseres.Orações em que o verbo esteja no futuro do pretérito. Exemplo: Pentear-te-ia com paciência.
Os 7 tipos de pronomesPronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ... Pronome Possessivo. ... Pronome Demonstrativo. ... Pronome de Tratamento. ... Pronome Indefinido. ... Pronome Relativo. ... Pronome Interrogativo.
São elas:1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Quem disse que o NÃO é sempre uma palavra atrativa, exigindo a próclise? Cuidado! Existem dois casos em que o NÃO não atrai o pronome obrigatoriamente: 1) Antes de verbo no infinitivo não flexionado: “Não te adorar é impossível” ou “Não adorar-te é impossível”.
A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.
Encontra-se é a forma verbal indicativa da 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal ou com a partícula apassivadora se: Ele encontra-se bem de saúde. Ela encontra-se comigo todos os dias.
Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.
Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.
Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso quando exercem função de complemento da oração, assumindo comumente função de: → objeto direto, Não pare agora...
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
O que é escala nominal e ordinal?
Estou com sintomas leves de Covid pode piorar?
Como fazer um índice ou sumário?
Qual seria seu peso em outros planetas?
Quanto tempo demora para desinchar uma fratura no tornozelo?
Qual a diferença entre natureza objetiva e subjetiva?
Pode dar leite NAN para filhote de cachorro recém-nascido?
Quais são os principais representantes da música no barroco?
Como congelar verduras de folhas?
Como gastar menos água na escola?
Quanto um acendedor de poste ganhava?
Qual a diferença entre MEI E ME?
Quanto tempo ficar fora depois da dedetização?
O que são tipos na programação?