Até a presente data, apenas dois sistemas GNSS são considerados plenamente operacionais e com alcance global: o sistema estadunidense Navstar GPS e o sistema russo GLONASS. Desde dezembro de 2016, o sistema europeu Galileo, ainda que não de forma completa, tem fornecido também posicionamento com alcance global.
Atualmente existem dois sistemas de posicionamento por Satélite em pleno funcionamento, o GPS desenvolvido e mantido pelos Estados Unidos e o Glonass, desenvolvido na Rússia. A China está desenvolvendo um sistema denominado Compass. Outro sistema em fase de implantação é o Galileo europeu.
Sistemas de navegação por satélite são sistemas capazes de estabelecer o posicionamento geoespacial de um objeto na superfície da Terra através do uso de satélites artificiais que orbitam ao redor do planeta.
O GPS é composto de três segmentos: espacial, controle e usuário. O Segmento Espacial representa a constelação de satélites artificiais do sistema GPS e trabalha com no mínimo 24 satélites, dispostos em 6 planos orbitais, inclinados 55º em relação ao Equador.
O sistema GPS é dividido em três segmentos: a) SEGMENTO ESPACIAL: constituído por uma rede de no mínimo 24 satélites que realizam duas órbitas circulares diárias ao redor da Terra, a aproximadamente 20.200 km de altitude.
32 curiosidades que você vai gostar
Um dos principais motivos é garantir que não importa onde você esteja na superfície da Terra, haja pelo menos quatro satélites ao alcance do seu receptor GPS a qualquer momento,e isso é muito importante para que o sistema funcione.
GPS é a sigla para Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. Trata-se de um sistema criado pelos Estados Unidos que conta com mais de 30 satélites que orbitam a Terra a uma altitude de cerca de 20 mil km e velocidade de 12 mil km/h —o que permite dar em torno de duas voltas por dia no planeta.
Os planos orbitais são inclinados 550 em relação ao equador e o período orbital é de aproximadamente 12 horas siderais. Essa configuração garante que, no mínimo, quatro satélites GPS sejam visíveis em qualquer local da superfície terrestre, a qualquer hora.
Os satélites (são 24 que funcionam em uma rede) e os receptores GPS possuem um relógio interno que marca as horas de forma bem rigorosa, em nanossegundos, ou seja, na bilionésima parte do segundo. Então quando um satélite emite um sinalzinho, o receptor GPS também recebe instantaneamente, em forma de rádio.
Como gravar tutorial em vídeo?
Como gerenciar crise de ansiedade?
Porque meu dinheiro foi retido no Mercado Pago?
Como gravar uma vídeo-aula no meu notebook?
Como usar milhas do Banco do Brasil?
Como inclinar um texto no Corel Draw?
Como utilizar os pontos do cartão Extra Itaucard?
Como gravar o som do PC e do microfone?
Como fazer e editar um podcast?
Como gravar um vídeo do seu computador?
Como girar vídeo gravado no celular no PC?
Como ver os pontos do cartão Banco do Brasil?
Como trocar os pontos do cartão Unicred?
Como resgatar meu dinheiro do auxílio emergencial?
O que fazer para ter gêmeos naturalmente?