Os tipos de crescimento da cartilagem são aposicional e intersticial. No crescimento aposicional há formação de cartilagem sobre a superfície de cartilagem já existente por células provenientes do pericôndrio. Já o crescimento intersticial ocorre no interior da cartilagem pela divisão dos condrócitos.
Dessa forma, existem três tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa (ou fibrocartilagem).
A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo caracterizado pela sua consistência firme e elasticidade. Esse tecido é constituido de células denominadas condrócitos e uma matriz extracelular a qual é produzida por essas células.
“Esses ossos têm duas partes: a metáfise, que fica no meio, e a epífise, nas pontas. A cartilagem de crescimento separa uma da outra e, quando o processo de crescimento se completa, essas cartilagens se calcificam”, afirma o endocrinologista e pediatra Gil Guerra Júnior, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
MATRIZ INTERTERRITORIAL: maior concentração de proteoglicanas colágeno tornam a coloração mais clara, região entre os condrócitos. REGENETAÇÃO DA CARTILAGEM: no indivíduo adulto é muito difícil pois a renovação da cartilagem é lenta e o crescimento aposicional não consegue suprir.
Além disso, ela é avascular, o que significa que ela não recebe sangue. Por isso sua cor é branca e não avermelhada – e também é esta característica que faz com que as lesões na cartilagem possuam uma regeneração incompleta em adultos. Inclusive, a cartilagem articular é incapaz de cicatrizar.
O que é hermenêutica jurídica?
Quais os tipos de escova para alisar o cabelo?
Quem recebe a multa de rescisão de contrato de aluguel?
Teve aumento na conta de luz 2022?
Qual o celular mais rápido de 2021?
Quais são os exercícios da ginástica geral?
Qual a diferença entre CV e kVA?
Qual a diferença entre as formas de governo consideradas puras e impuras?
O que faz um vistoriador de veículos?