Quais os tipos de usucapião previstos no ordenamento jurídico e quais os requisitos de cada um?

Pergunta de Mário Joaquim Azevedo de Figueiredo em 02-06-2022
(19 votos)

Os pressupostos da usucapião, basicamente são cinco: coisa hábil ou suscetível de usucapião, posse, decurso do tempo, justo título e boa-fé. Ressalva-se que os dois últimos são exigidos apenas na usucapião ordinária, enquanto os outros três são necessários em todos os outros tipos.

Quais os tipos de usucapião e seus requisitos?

Conheça as regras de cada tipo de usucapião:Usucapião Extraordinário: posse de imóvel por 15 anos, sem interrupção, nem oposição. ... Usucapião Ordinário: posse de imóvel durante 10 anos continuamente. ... Usucapião Especial Rural: posse por 5 anos de imóvel em zona rural.


Quais os tipos de usucapião existentes no ordenamento jurídico brasileiro?

Existem três espécies de usucapião sobre bens imóveis: a extraordinária, a ordinária e a especial (rural ou pro labore e urbana pro moradia ou pro misero). Já sobre bens móveis existem apenas dois: a extraordinária e a ordinária.

Quais são os tipos de usucapião?

Artigo: Conheça as espécies de usucapião de bens imóveis – Por Erika da Silva Vieira– USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA: ... – USUCAPIÃO ORDINÁRIA. ... – USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL URBANA. ... – USUCAPIÃO CONSTITUCIONAL OU ESPECIAL RURAL. ... – USUCAPIÃO POR ABANDONO DE LAR. ... – USUCAPIÃO COLETIVA.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

Direitos Reais - Modalidades de Usucapião


33 curiosidades que você vai gostar

Quais os requisitos da usucapião agrária?

a) não ser o usucapiente proprietário de imóvel rural ou urbano; b) que a área seja exclusivamente rural; c) que a área a usucapir não seja superior a 50 hectares; d) que o usucapiente investido na posse esteja tornando a terra produtiva por seu trabalho ou de sua família; e) que o usucapiente tenha na terra a sua ...

Quais os requisitos para o usucapião extrajudicial?

Nesta modalidade são exigidos os seguintes requisitos: posse mansa e pacífica, sem oposição; período temporal de 5 anos; que o possuidor aja como se dono fosse, mas aqui acrescenta a necessidade de o possuidor ou a sua família torne a propriedade produtiva e que o imóvel rural não ultrapasse a 50 hectares.

Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?

ORDINÁRIO E EXTRAORDINÁRIO

O usucapião ordinário, sempre irá ter como requisito, tempo de posse mínima no bem inferior ao extraordinário, devendo para se propor este tipo de usucapião que a parte comprove a posse mansa e pacifica no bem por pelo menos 10 anos de maneira ininterrupta, boa fé e justo título.

Quais as espécies de usucapião e os prazos?

Quais os prazos de usucapião?Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. ... Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos. ... Usucapião especial rural posse ininterrupta de 5 anos;Usucapião coletiva posse ininterrupta de 5 anos;Usucapião Especial Familiar posse ininterrupta de 2 anos;

Quanto tempo é necessário para fazer usucapião de uma casa?

Para entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.

O que é usucapião na modalidade judicial?

Usucapião judicial

Nessa modalidade, o possuidor do imóvel precisa requerer a propriedade do bem por meio de uma ação judicial, apresentando todos os documentos necessários para o processo, como comprovante de tempo no local, planta do terreno, entre outros.

Quais os tipos de usucapião urbano?

Isto posto, podemos finalmente elencar os diferentes tipos de usucapião para imóveis urbanos.I) Usucapião Ordinária (art. ... II) Usucapião Extraordinária (art. ... III) Usucapião Constitucional ou Especial Urbana pro misero (arts. ... IV) Usucapião Constitucional ou Especial Urbana por abandono do lar (art.

O que é usucapião na modalidade extraordinária?

A usucapião extraordinária é aquela que se adquire em 15 (quinze) anos, salvo se o possuidor houver estabelecido no imóvel sua moradia ha- bitual ou nele tiver realizado obras ou serviços de caráter produtivo sendo, nesse caso, o lapso de tempo de 10 (dez) anos, mediante prova de posse mansa e pacífica e ininterrupta, ...

O que é preciso para comprovar usucapião?

Além da documentação (sugerida acima) para comprovar o tempo de posse, será necessário apresentar, juntamente com a petição inicial, os documentos dos moradores, comprovante do local de moradia (cadastro social ou comprovante de residência), a matrícula do imóvel objeto do usucapião, planta e memorial descritivo do ...

Quais as modalidades de usucapião atingidas pela suspensão dos prazos?

Usucapião extraordinária: É denominada extraordinária, pois são dispensados o justo título e a boa-fé. Sendo assim, a origem da posse na violência ou na clandestinidade, quando cessarem, autorizam essa espécie de usucapião. Para a aquisição, por usucapião extraordinário, o Código Civil exige-se o prazo de 15 anos.

Quais são as fases de um processo de usucapião?

Quais são as etapas da ação de usucapião? O atual possuidor do imóvel é quem deve buscar uma forma de tornar sua situação legítima. O proprietário do imóvel e os vizinhos deverão ser incluídos na ação; a intervenção do Ministério Público é obrigatória.

Quando é cabível a usucapião extraordinária?

Segundo o artigo 1.238 do Código Civil, a usucapião extraordinária pode ser reconhecida para aquele que exercer, durante 15 anos, a posse mansa, pacífica e ininterrupta da área. Ele poderá pedir ao juiz que declare a propriedade por sentença, a qual servirá de título para o registro no cartório de imóveis.

Quais os requisitos da usucapião extraordinária e ordinária?

São necessários os seguintes requisitos para se adquirir uma propriedade por usucapião extraordinária:Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ... Inexistência de oposição à posse. ... Possuir o imóvel como dono. ... Justo título. ... Boa-fé ... Prazo da posse. ... Imóvel de até 250m² ... Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.

Qual usucapião é mais rápido?

A usucapião realizada em cartório, ou extrajudicial, é mais rápida e econômica que o procedimento realizado pela Justiça.

Quanto custa fazer usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Como fazer usucapião extrajudicial passo a passo?

Usucapião extrajudicial ou em cartório (Cartório de Registro de Imóveis)Requerimento para obtenção da usucapião – preenchido por advogado para usucapião;Ata notarial do primeiro cartório;Todos os documentos apresentados no primeiro cartório (vide acima);Outas informações que o tabelião julgar necessárias;

O que é usucapião agrario?

De qualquer forma, a usucapião agrária supõe a posse agrária e esta deve ser a única forma de aquisição da propriedade imóvel rural em decorrência da posse prolongada no tempo e com o exercício da atividade agrária dentro das demais exigências consitucionais.

Quais as espécies de posse estudadas no Direito Agrário?

Destacamos também, as concepções sobre a posse, em três cenários bem distitnos, a saber, a posse civil, a posse agrária e a posse agroecológica. A posse civil, caracteríza-se pelo alicerce no Código Civil/2002, podendo inclusive permitir a posse indireta do imóvel rural.

Seria possível o Poder Judiciário conceder a propriedade do referido bem através do usucapião rural?

Isso conforme o art. 1.241 do CC. Portanto, após o prazo de aquisição, se o proprietário interpelar o usucapiente, esse poderá, como meio de defesa, utilizar o Poder Judiciário para reconhecer em sentença seu direito sobre o bem; declaração essa que é meio hábil para o registro de sua propriedade.



Outras questões

O que fazer pra tirar algo que caiu dentro do olho?

Como remover E-mail de outro celular?

Como tirar meu auxílio do Bolsa Família?

Como curar dislexia naturalmente?

Qual a principal lei do ECA?

Porque se chama pebolim?

Qual é a origem do suco de laranja?

Qual alcance do telefone sem fio?

O que é um composite de fotos?

Pode usar o terno sem gravata?

Como se chama tatuagem nos olhos?

Quem nasce na Holanda feminino?

Quantos anos de diferença de idade no relacionamento?

O que significa rebanho de gado miúdo?

Como se chama 8 vezes campeão?

O que faz quem se forma em Relações Internacionais?

Quem mora em Mongaguá e o quê?

Como se chama quem nasce na região Norte?

Qual sushi não tem peixe cru?

Qual a origem do caboclo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com