Os medicamentos quimioterápicos frequentemente usados no tratamento do câncer de mama avançado incluem: Taxanos (paclitaxel, docetaxel e paclitaxel). Antraciclinas (doxorrubicina, doxorrubicina lipossômica peguilada e epirrubicina). Agentes da platina (cisplatina, carboplatina).
A quimioterapia é realizada em ciclos (de uma a três semanas), seguidos de um período de descanso para que o corpo tenha tempo de construir novas células sadias e ganhar resistência para continuar o tratamento. Com alguns medicamentos, a quimioterapia é administrada apenas no primeiro dia do ciclo.
A quimioterapia pode ser classificada em curativa, adjuvante, neoadjuvante ou prévia e paliativa. A quimioterapia curativa é utilizada quando se pretende acabar com o câncer através apenas dessa técnica. Na adjuvante, espera-se acabar com possíveis células que ficaram após o tratamento cirúrgico.
Quando falamos em câncer de mama, temos 4 tipos moleculares principais: o Luminal A, Luminal B, Her-2 positivo e o Triplo negativo. Quando o tumor é triplo negativo ou HER-2 positivo, o tratamento quimioterápico é indicado, pois são tumores mais agressivos.
Quimioterapia vermelha
Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.
18 curiosidades que você vai gostar
A quimioterapia branca é considerada mais branda porque as antraciclinas, compostos da vermelha, são mais ácidas e costumam ser agressivas às veias periféricas, como as da dobra do braço e do dorso da mão. No entanto, as reações vão depender bastante do organismo do paciente.
Várias são as abordagens que tratam o câncer sem atacar as células do couro cabeludo, como é o exemplo da hormonoterapia para o câncer de mama e de próstata, imunoterapia para vários casos de tumores avançados, e medicamentos complementares, como os inibidores de osteólise para controle de metástases ósseas.
A quimioterapia pode ser usada em diferentes situações: Para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou da radioterapia (terapia neoadjuvante). Após cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante).
Quimioterapia é o tratamento com medicamentos para destruir o câncer, que podem ser administrados por via intravenosa (injeção numa veia) ou por via oral. A quimioterapia sistêmica é administrada na corrente sanguínea para poder atingir as células cancerígenas em todo o corpo.
O que acontece se tomar anticoncepcional fora da ordem?
Como saber quantos períodos tem uma oração?
Quais os principais analgésicos?
Como desbloquear o controle dos Pais no fortnite?
O que o pequeno príncipe aprendeu com a Raposa?
Para que serve o perfume de Iemanjá?
Qual a fórmula para cálculo de medicação?
Como pedir uma graça a Santa Rita de Cássia?
Qual é o prazo para recorrer de uma sentença?
O que causa pele seca e desidratada?
Qual o melhor animal para se falar em uma entrevista?
O que significa a carta os enamorados no Tarot do amor?