A fonte de radiação mais comumente utilizada em espectrometria de absorção atômica é a lâmpada de catodo oco (HCL d c GF-SIMAAS: sigla proposta pelos autores das iniciais em inglês de Graphite Furnace Simultaneous Multi-element Atomic Absorption Spectrometry. ).
O espectrômetro de absorção atômica é um equipamento que permite a análise quantitativa de elementos metálicos em soluções líquidas, gasosas e sólidas. Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador (Figura 3).
Variações do método
A espectroscopia de absorção atômica (EAA) está baseada na propriedade de absorção da luz por átomos livres. Todos os átomos podem absorver luz, mas só em comprimentos de onda correspondentes aos requerimentos de energia do átomo em particular.
O ESPECTRÔMETRO DE ABSORÇÃO ATÔMICA Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador (Figura 3).
A lâmpada de cátodo oco é uma lâmpada de descarga projetada para uso como uma fonte de linha espectral com espectrômetros de absorção atômica (AA). ... Um requisito importante para a lâmpada de cátodo oco é gerar uma linha de emissão estreita para o elemento que está sendo determinado.
O espectrofotômetro é o equipamento utilizado para determinar os valores de transmitância (luz transmitida) e absorbância (luz absorvida) de uma solução em um ou mais comprimentos de onda. Ele mede a quantidade de fótons (a intensidade da luz) absorvida depois de passar pela amostra.
O ESPECTRÔMETRO DE ABSORÇÃO ATÔMICA Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador (Figura 3).
Diagrama esquemático de um espectrofotômetro de chama. ✓ Monocromador: na espectroscopia de absorção atômica, a função deste dispositivo é isolar a raia de ressonância de todas as raias que não são absorvidas pelo elemento sob análise. ✓ A temperatura da chama deve ser superior a 2000 K.
Após a ionização, os átomos são acelerados pela diferença de potencial estabelecida entre os terminais das lâmpadas e emitem ondas eletromagnéticas ao retornar ao seu estado natural. Essas lâmpadas são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes porque não geram calor, portanto têm maior durabilidade e economizam energia.
Quando você liga a lâmpada, a corrente flui através dos filamentos em ambas as extremidades dela. O aquecimento provoca a liberação de elétrons, que entram em contato com o argônio e o vapor de mercúrio contidos nos tubos de vidro que compõem a lâmpada. Depois que os elétrons atingem, o gás na lâmpada é ionizado.
Essa lâmpada acende com uso de um halogênio como bromo ou iodo, por isso recebe esse nome. Muito utilizada para criar ambientes com design industrial ou uma pegada mais rústica em seu design, essa lâmpada tem um importante fator decorativo.
É um tipo de lâmpada com uma eficiência luminosa baixa (15 lm/W) e com o menor tempo de vida útil — em média cerca de 1000 horas —, sua luz é amarelada e emite calor. Por ser uma grande consumidora de energia este tipo de lâmpada está sendo substituída gradativamente e a principal alternativa têm sido as lâmpadas fluorescentes.
Como funciona a comunicação de dados na internet?
Qual foi o tamanho da arca de Noé?
Quais são os principais benefícios que o Seis Sigma pode proporcionar a uma organização?
Quais as vias de acesso ao conhecimento de Deus?
Quais as cidades de Minas estão alagadas?
Qual dupla face não estraga a parede?
Qual é o bioma mais devastado do Brasil?
Quanto se gasta por dia no Canadá?
Pode carregar iPhone com outro carregador?
Como é a cor da cobra cascavel?
Quais os fatores que interferem no processo saúde-doença?
Como o Pycnogenol age no organismo?
É melhor pescar na maré baixa ou alta?
Tem gente que come carne de cavalo?
Como saber se estou grávida através do umbigo?
Como parcelar IPTU dívida ativa RJ?