6 falácias mais utilizadas atualmente
Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
Primeiramente que a palavra falácia vem do termo grego “fallacia”, e significa aquilo que engana ou ilude. Ou seja, falácia pode ser descrito como algo enganoso.
Causa Falsa Você supôs que uma relação real ou percebida entre duas coisas significa que uma é a causa da outra. Uma variação dessa falácia é a “ cum hoc ergo propter hoc ” (com isto, logo por causa disto), na qual alguém supõe que, pelo fato de duas coisas estarem acontecendo juntas, uma é a causa da outra.
Contudo, existem diversos tipos de falácia, sendo assim, vejamos a seguir alguns exemplos comuns: O apelo à força é a falácia é caracterizado por uma ameaça direta ao interlocutor com o intuito de que o mesmo aceite certa conclusão como verdadeira. Assim como o exemplo abaixo:
O que é desvio padrão da média?
O que são as medidas protetivas da Lei Maria da Penha?
Qual é a fórmula de resolver uma porcentagem?
Quanto tempo leva para colher beterraba?
Como colocar espaço no instagram?
O que diz a habilidade EF06LP05?
O que pode causar ruído na comunicação?
Quanto tempo de exercício um iniciante deve fazer?
O que fazer para chamar o sono?
O que significa a cidade de Cafarnaum?
Quantos comprimidos de Ivermectina para 100kg?
Como organizar os horários do dia a dia?