6 falácias mais utilizadas atualmente
Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
Primeiramente que a palavra falácia vem do termo grego “fallacia”, e significa aquilo que engana ou ilude. Ou seja, falácia pode ser descrito como algo enganoso.
Causa Falsa Você supôs que uma relação real ou percebida entre duas coisas significa que uma é a causa da outra. Uma variação dessa falácia é a “ cum hoc ergo propter hoc ” (com isto, logo por causa disto), na qual alguém supõe que, pelo fato de duas coisas estarem acontecendo juntas, uma é a causa da outra.
Contudo, existem diversos tipos de falácia, sendo assim, vejamos a seguir alguns exemplos comuns: O apelo à força é a falácia é caracterizado por uma ameaça direta ao interlocutor com o intuito de que o mesmo aceite certa conclusão como verdadeira. Assim como o exemplo abaixo:
Como são feitos os filmes da Pixar?
O que significa uma pessoa simulação?
O que é a Lei Rouanet e como funciona?
Como escrever a palavra sistema?
Como utilizar a Plataforma Lattes?
Quanto custa a assinatura da PSN no PS4?
Como criar uma caixa de combinação no Excel?
Como pular perguntas no Google Forms?
Que remédio substitui o Cefalium?
Como deve ser feito o tratamento da tuberculose?
Onde ficam localizados os músculos bíceps e tríceps braquial?