O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno. Também não deve dar exercícios infantis a adolescentes ou exercícios fáceis demais para o aluno. Procure dar a ele uma atividade relativamente fácil, e, aos poucos, aumente a dificuldade.
Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.
No processo de ensino aprendizagem da criança com DI, o professor precisa considerar as lacunas em seu desenvolvimento. É muito comum, que ela tenha dificuldades na comunicação, linguagem e outras funções, o que significa que precisa de mais tempo para aprender, assim como de repetição e estímulo.
Na escola é possível criar mecanismos de estímulo cognitivo, social e motor, criando, assim, para qualquer criança, maiores possibilidades de desenvolvimento global. ... E isso vale para todas as crianças, tendo algum tipo de deficiência ou não. É um processo que fortalece a democratização do espaço escolar.
12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectual
A deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento. As crianças com DI apresentam um nível cognitivo abaixo da média para a idade. Dessa forma, podem ter dificuldade de adaptação e demorar mais para aprender e se alfabetizar do que outras crianças da mesma idade.
Mas antes de começar a falar em como trabalhar com alunos com deficiência intelectual, fazer a adaptação de atividades, criar atividades lúdicas para deficientes intelectuais e elaborar planos de aulas adaptados, vamos rever o conceito de deficiência intelectual, através de uma perspectiva médica.
Vale lembrar que, quando há alunos com deficiência em sala de aula, as medidas a serem tomadas para passar conhecimento requerem adaptação (caso seja necessário). Portanto, formatos excludentes não devem ser considerados em medidas rotativas ao montar as aulas.
É necessária a tentativa de compreender quais os benefícios que a relação do educador com o educando, em especial o que apresenta deficiência intelectual, pode contribuir para o processo de aprendizagem.
No caso dele, o primeiro passo foram os desenhos. Depois, escrevi com ele o nome dos personagens e palavras-chave", relata ela. A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual.
Como transformar colunas em texto no Excel?
Qual é mais saudável sorvete ou açaí?
O que entra no inventário de um falecido?
Porque não dar açúcar para bebê até os dois anos?
Como funciona o ouvido biônico?
Como saber se tenho falhas no cabelo?
Como reconhecer a paternidade socioafetiva?
Qual o melhor idioma para se aprender?
Quais são as três formas de planejamento existentes em uma escola?
Quanto ganha um condutor de escavadeira?
Como excluir declaração ITCMD?
O que é ludicidade e exemplos?
Exaustivamente significado em português?