Existem três tipos de escalas; NATURAL, DE REDUÇÃO E AMPLIAÇÃO. As medidas são transportadas para o desenho sem alterações.
A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente. Cada lado de B é uma vez menor que cada lado correspondente de A.
O que é escala? No caso de um desenho ou mapa, a escala é a relação entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado. Tanto as dimensões do desenho como do objeto real devem ser relacionadas utilizando a mesma unidade, para que seja possível realizar uma comparação na mesma grandeza.
Escala Real: Utilizamos em detalhes, onde aparece algumas vezes a escala real. Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência).
Escala reduzida: quando o tamanho real é maior do que a área representada. Costuma ser usada em mapas de territórios ou plantas de habitações. Exemplos: 1:2, 1:5, 1:10, 1:20, 1:50, 1:100, 1:500, 1:1000, 1:5000, 1:20000.
24 curiosidades que você vai gostar
Escala é uma medida usada para definir as dimensões proporcionais dos tamanhos reais em representações gráficas. Existem diversas definições diferentes de escala. Esta palavra pode ser usada, por exemplo, para se referir a parada que uma aeronave ou navio faz para abastecer ou desembarcar e embarcar passageiros.
Aquela em que o tamanho do desenho é menor que o tamanho real do objeto. Neste exemplo o objeto foi representado na escala de 1:20, ou seja, as medidas deste desenho são 20 vezes menores que as medidas do rodado de vagão real.
A escala 1:50 é a mais usada na arquitetura para plantas baixas, cortes e fachadas, onde 1m corresponde a 2 cm, ou seja, o tamanho real é reduzido 50 vezes.
A ABNT adota a série A do padrão ISO. de lados medindo 1189 x 841 mm, denominado A0.
planta de uma casa que mede 18m x 20m seja representada em uma folha A4? Escalas: 100:1, 50:1, 1:50, 1:75, 1:100 1:125, 1:500 ou 1:1000.
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
Selecione a View Port que deseja descobrir a escala. No item "Custom Scale" verifique o número utilizado. Agora com este número faça o seguinte calculo: " 1000 / Nº = escala do desenho".
Ao reduzir, divida as medidas originais pelo segundo número da razão. Ao ampliar, multiplique-as pelo primeiro número. Algumas razões podem ser irregulares, como 5:7. Isso significa que para cada 5 unidades de distância no desenho em escala, há 7 de distância no original.
Que 1 centímetro na escala 1:100 é igual a 1 metro do tamanho real. Logo, se você for desenhar um automóvel de 2,5 metros de largura por 5 metros de comprimento com sua régua, você vai marcar 2,5 centímetros de largura, por 5 centímetros de comprimento.
A escala é bastante utilizada pelos arquitetos para exibirem projetos de obras e representar uma ideia sobre uma edificação. O profissional apresenta o projeto em dimensões homólogas, considerando a relação de proporcionalidade.
Formato e Fonte
O trabalho deve ser apresentado em papel branco, formato A4. São digitados no anverso (frente) da folha, com exceção da folha de rosto que em seu verso apresenta a ficha catalográfica.
A norma responsável por padronizar os tamanhos de papel é a NBR 10068/87, inspirada na ISO 126. O sistema ISO 216 é um padrão internacional para tamanhos de papeis, estabelecido na Alemanha.
Margens e impressão nas normas ABNT
As normas ABNT definem que as páginas dos trabalhos acadêmicos devem ter margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm. Segundo as regras, o trabalho deve ser impresso em papel A4, em apenas um dos lados da folha e em tinta preta.
Alguns exemplos de escalas de desenhoEscala de 1:50 (a mais comum em arquitetura) cada metro no desenho corresponde a 50 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 0,5m, ou 50cm.Escala de 1:100 cada metro no desenho corresponde a 100 metros reais, ou seja: 1cm corresponde a 1m.
Escala de Redução
Consiste em representar as dimensões da peça no desenho em valores menores, que suas medidas, de tal modo que o desenho se torne menor que o objeto representado, cabendo totalmente dentro dos padrões do papel.
Divida o comprimento do objeto real pelo comprimento do modelo. Por exemplo, você dividiria 1200 por 30 e obteria 40.
1)Quais as principais questões que devemos ter em mente ao cotar uma peça? a)A peça acabada, o processo de produção requerido e, acima de tudo, a função da peça no conjunto.
Uma escala de pesquisa representa um conjunto de opções de resposta (numéricas ou verbais) que cobrem uma série de opiniões sobre um tema. O recurso é usado em uma pergunta fechada, quando respondentes têm opções de respostas pré-preenchidas.
Indica a proporção entre uma área da superfície e a sua representação em um mapa. . Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.
Quais são os interesses coletivos?
Qual a concentração comum dessa solução?
Quais cores foram produzidos a partir das três cores primárias como elas são classificadas?
O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa?
Quais profissões precisam de DRT?
O que é um infarto silencioso?
Quem eram os discípulos pescadores?
Quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica?
O que é bom para aliviar o cansaço?
Qual o valor do IPVA mais caro do mundo?
Qual a profissão mais fácil do mundo?
Como se chama o povo escolhido por Deus?
Quanto ganha um analista de meio ambiente na Vale?