Existem quatro tipos estruturais de enzimas: enzimas simples, enzimas alostéricas, enzimas complexas(holoenzima) e as isoenzimas. O ramo da Bioquímica que trata do estudo das reações enzimáticas é a enzimologia.
A nomenclatura das enzimas ocorre de diversas maneiras. As três formas mais utilizadas são: Nome clássico ou recomendado: nomeia, geralmente, acrescentando a terminação -ase ao nome do substrato sobre o qual atua a enzima. Essa é a forma mais utilizada por quem trabalha com enzimas.
As enzimas apresentam alta especificidade, atuam apenas sobre substratos específicos. As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação das reações nas células. A temperatura, o pH e as enzimas reguladoras são fatores que influenciam na atividade enzimática. Por Helivania Sardinha dos Santos
As enzimas são formadas por uma parte protéica, chamada de apoenzima e outra parte não protéica, chamada de co-fator. Quando o co-fator é uma molécula orgânica, recebe a denominação de coenzima. Muitas coenzimas são relacionadas com as vitaminas. O conjunto da enzima + co-fator, é chamado de holoenzima.
Características e estrutura de uma enzima. A principal característica da enzima é ser uma proteína com estrutura tridimensional (terciária ou quaternária). Caracterizam-se pela grande especificidade enzima-substrato, como se fosse um encaixe de chave e fechadura.
Qual é o conceito de planejamento?
Qual a classe social que mais usa drogas?
Quantas vezes ao dia uma pessoa faz cocô?
Pode congelar maçã descascada?
O que é preciso para entrar em Harvard?
Quais são os principais períodos da filosofia contemporânea?
Como conseguir dinheiro pelo WhatsApp?
Qual o conceito de competência organizacional?
É possível tirar o visto americano estando em outro país?
Qual o melhor programa para converter vídeos em MP3?
O que é um estorno de lançamento?
Qual o consumo de um estabilizador ligado?